10 de dezembro de 2012

II Encontro Anual reúne antigos alunos

O Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas acolheu, na manhã do dia 08 de dezembro, o II Encontro Anual da AlumnIFSC – Associação dos Ex-Alunos do Instituto de Física de São Carlos, um evento onde se discutiram a tradição do movimento e o fortalecimento dos laços que unem o IFSC à sociedade.

A mesa de honra foi MESADEHONRA300constituída pelo Diretor do IFSC, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, pelos atuais presidente e vice-presidente da AlumnIFSC, Profs. Drs. Antonio José da Costa Filho e Cleber Renato Mendonça, o presidente cessante do órgão (mandato 2010-2012), Prof. Dr. Luiz Nunes de Oliveira, o Chefe do Departamento de Física e Informática, Prof. Dr. José Fernando Fontanari, e o Chefe do Departamento de Física e Ciência dos Materiais, Prof. Dr. Francisco Castilho Alcaraz.

Na sua alocução, o Diretor do IFSC, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, recordou o surgimento da AlumnIFSC e as iniciativas que a associação realizou até o presente, a consolidação do órgão e o recente aparecimento de uma nova associação de alunos no Campus I da USP de São Carlos, nomeadamente na Escola de Engenharia, o que demonstra a importância dessas associações, não só incentivando os ex-alunos a ingressarem na associação, como também em motivarem os jovens estudantes a ingressarem nos vários cursos da USP-São Carlos e no IFSC, em particular.

O discurso seguinte foi do Prof. Dr. Antonio José da Costa Filho, atual presidente da AlumnIFSC, que agradeceu o apoio incondicional que o IFSC tem dado à associação. Para Costa Filho, a AlumnIFSC continuará a fomentar novas ações, tendo sempre como foco o crescimento do próprio IFSC.

Por outro lado, o Prof. Dr. Luiz Nunes de Oliveira, que igualmente usou da palavra, referiu a importância e agradeceu às pessoas que deram origem ao AlumnIFSC – Profs. Drs. Glaucius Oliva, Antonio Carlos Hernandes e Vanderlei Bagnato -, tendo sugerido que a Congregação do IFSC possa ter um representante da AlumnIFSC, já que, em sua opinião, os alunos deverão ter voz nesse órgão.

Livro: A Física em São Carlos

Antecedendo a realização de uma mesa redonda subordinada ao tema Reminiscências do Passado: Trabalho Presente e Desafios Futuros, foi exibido a versão final do novo vídeo institucional do IFSC e a avant première do livro intitulado A Física em São Carlos, da autoria do jornalista Francisco Rolfsen Belda e do docente do IFSC, Prof. Dr. Roberto Mendonça Faria, tendo este último comentado a novel publicação.

Para o Prof. Roberto Faria “o momento é de festa, porque se o IFSC possui uma associação ativa, isso é sinônimo que o Instituto existe, de fato, comprovando sua importância no contexto científico e tecnológico nacional”.

O docente fez um breve resumo do livro, tendo recordado que o IFSC começou em uma sala localizada debaixo de uma escada, no antigo prédio da escola de Engenharia FARIA300(onde atualmente se localiza o CDCC). Segundo o co-autor do livro, o mesmo não pretende ser um documento histórico, procurando, entretanto, resgatar a memória para que o leitor possa entender como é que o Brasil se desenvolveu nas áreas de ciência e tecnologia, ao mesmo tempo que menciona algumas passagens históricas da cidade de São Carlos, que começou a sua ascensão econômica pelo cultivo da cana de açúcar, passando ao café, e atraindo um número expressivo de imigrantes italianos, alemães, espanhóis, etc.. Com a crise do café, a cidade começou a ter uma atividade artesanal forte, com o início das designadas “indústrias familiares”: toalhas, tapetes, lápis, confecções de roupas (alfaiates). A partir da década de 1950, São Carlos começou a ter indústrias com carácter tecnológico (geladeiras e lápis) e nessa sequência se criou a Escola de Engenharia de São Carlos, que deu uma nova conotação à cidade: a partir de 1956, o Brasil começa a fazer ciência e São Carlos fez parte desse “motor”.

O livro A Física em São Carlos será lançado oficialmente no dia 14 de dezembro, pelas 15 horas, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, com entrada franca.

A mesa redonda subordinada ao tema Reminiscências do Passado: Trabalho Presente e Desafios FuturosMESAREDONDA300, que encerrou a solenidade, foi constituída pelas seguintes personalidades: Profa. Dra. Yvonne Primerano Mascarenhas, docente sénior do IFSC; Prof. Dr. Glaucius Oliva, docente e pesquisador do IFSC, atual Presidente do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Prof. Dr. Luiz Nunes de Oliveira, docente e pesquisador do IFSC; Prof. Dr. Sílvio Crestana, pesquisador da EMBRAPA – INSTRUMENTAÇÃO; Prof. Dr. Tito Bonagamba, docente e pesquisador do IFSC; Dra. Carolina Rodrigues de Souza, ex-aluna e professora na área de educação da UFSCar; Dr. Paulo Henrique Dias Ferreira, pós-doutorando no Grupo de Fotônica do IFSC; Mestra Hilde Harb Buzzá, doutoranda no Grupo de Óptica do IFSC; Prof. Dr. Antonio José da Costa Filho, como mediador.

Este encontro terminou com um churrasco que decorreu em uma chácara da cidade de São Carlos.