10 de dezembro de 2012

Cerimônia de abertura da II Conferência USP de Nanotecnologia

Decorreu no dia 06 de dezembro, no Hotel Broa Golf Resort, em Itirapina, a cerimônia de abertura de um dos mais importantes eventos científicos do ano: II Conferência USP de Nanotecnologia.

Perante uma plateia constituída por alunos e pesquisadores nacionais e estrangeiros, coube ao Pró-Reitor de Pesquisa da USP, Prof. Dr. Marco Antônio Zago, presidir a mesa de honra, composta por membros do comité organizador do evento – Profs. Drs. Antonio Carlos Hernandes e Osvaldo Novais do Oliveira Júnior, respectivamente, diretor e vice-diretor do IFSC, Albérico Borges Ferreira da Silva, diretor do IQSC, e Hernan Chaimovich, representante da FAPESP e orador convidado para a palestra de abertura do evento.

Na sua alocução inicial, o Prof. Marco Zago deu as boas-vindas e agradeceu a presença dos participantes, tendo referido a importância da realização das conferências USP, já que elas abordam um lato espectro de temáticas, como, por exemplo, antropologia, sociologia, ciências políticas, neurociências, nanotecnologia, etc..

Na opinião do Pró-Reitor de Pesquisa da USP, é responsabilidade das universidades organizarem este tipo de evento, reunindo estudantes e pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento, por forma a ampliar e difundir as discussões que habitualmente decorrem, uma vez por ano, promovidas pelas sociedades científicas nacionais. Para o Prof. Marco Zago, estas discussões são importantes, inclusive para o desenvolvimento científico nacional.

A palestra de abertura, intitulada Desafios e Oportunidades em Ciência, Tecnologia e Inovação, foi apresentada pelo Prof. Dr. Hernan Chaimovich, representante da FAPESP, que dissertou sobre diversos aspectos relacionados com a ciência brasileira, com principal destaque para os números crescentes relativos à ciência que se faz no Estado de São Paulo.

A ênfase da apresentação de Chaimovich recaiu sobre o número de cientistas, publicações científicas e níveis de impacto, comparativamente aos índices nacionais e internacionais, bem como o papel da FAPESP no apoio aos cientistas paulistas.

O alto nível dos palestrantes convidados para esta conferência permitirá traçar um panorama da fronteira do conhecimento, não só em aspectos fundamentais de nanociência e nanotecnologia, como de suas aplicações, em que os principais tópicos repousam sobre os temas relacionados com energia renovável, incluindo as várias maneiras de converter a energia solar.

Outros tópicos em destaque compreenderão discussões sobre:

– Técnicas de nanofabricação, permitindo desenvolver novas arquiteturas moleculares para aplicações em sensores, displays, e células solares;

– Manipulação de sistemas nanoestruturados, fazendo a ponte entre o mundo nanoscópico e a aplicação real no mundo macroscópico;

– Sistemas de liberação controlada de fármacos e de compostos anticorrosão;

– Simulações computacionais para estudar propriedades de membranas de bactérias, gerando conhecimento essencial para o design de novos fármacos;

– Novos estudos visando à eletrônica orgânica, em que se empregam materiais orgânicos para realizar funções de circuitos eletrônicos, memórias, displays e geração de energia.

Este evento prolongou-se até dia 09.