26 de novembro de 2012

II Conferência USP de Nanotecnologia – 2012

A região de São Carlos irá abrigar um dos mais importantes eventos científicos do ano – a II Conferência USP de Nanotecnologia -, que ocorrerá entre os dias 6 e 9 do próximo mês de dezembro, no Hotel Broa Golf Resort, no município de Itirapina, próximo a São Carlos. A abertura da Conferência, na noite do dia 6, será feita pelo Prof. Marco Antonio Zago, pró-reitor de pesquisa da USP, seguida de uma palestra do Prof. Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

A repercussão da conferênciananotechnology foi tão positiva, que motivou a American Chemical Society (ACS) – uma das maiores sociedades científicas do mundo – a oferecer prêmios para os melhores pôsteres a serem apresentados na mesma, sendo que editores-chefes de três revistas da ACS participarão da conferência, como palestrantes convidados, entregando prêmios no valor de US$ 7.000,00.

A II Conferência USP de Nanotecnologia representará grande oportunidade para os cientistas e estudantes brasileiros interagirem com renomados pesquisadores internacionais, em várias áreas de nanociência e nanotecnologia.

O programa foi concebido de maneira a contar com grande número de estrangeiros vindos da América do Norte, Europa e Ásia.

Num momento em que a visibilidade da ciência brasileira vem aumentando consideravelmente, esta conferência servirá como fórum para discussões acerca do futuro da nanotecnologia.

O alto nível dos palestrantes convidados na conferência permitirá traçar um panorama da fronteira do conhecimento, não só em aspectos fundamentais de nanociência e nanotecnologia, como de suas aplicações. Apenas para destacar alguns tópicos, serão discutidas novas formas de energia renovável, incluindo as várias maneiras de converter a energia solar.

Haverá palestras sobre grafeno, que é o material mais investigado em ciência no mundo, devido ao seu potencial de revolucionar a eletrônica. Também serão destaques os novos materiais compósitos de cerâmica, em que conceitos de nanotecnologia foram empregados para melhorar seu desempenho e permitir utilização em aplicações na Terra e no espaço, como na nave U.S. Space Shuttle.

Alguns outros tópicos: Técnicas de nanofabricação, permitindo desenvolver novas arquiteturas moleculares para aplicações em sensores, displays, e células solares; Manipulação de sistemas nanoestruturados, fazendo a ponte entre o mundo nanoscópico e a aplicação real no mundo macroscópico; Sistemas de liberação controlada de fármacos e de compostos anticorrosão; Simulações computacionais para estudar propriedades de membranas de bactérias, gerando conhecimento essencial para o design de novos fármacos; Novos estudos visando à eletrônica orgânica, em que se empregam materiais orgânicos para realizar funções de circuitos eletrônicos, memórias, displays e geração de energia.

A política científica no Brasil também terá destaque, com palestras do diretor científico da Fapesp, Prof. Brito Cruz, do coordenador de nanotecnologia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Adalberto Fazzio, e do presidente do CNPq, Prof. Glaucius Oliva.

Vários renomados pesquisadores brasileiros confirmaram já sua presença, como são os casos de Ado Jório, da Universidade Federal de Minas Gerais; Antonio José Roque da Silva, diretor do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron; Henrique Toma, do Instituto de Química da USP; José Nelson Onuchic, ex-professor do Instituto de Física de São Carlos e atualmente líder de um grande grupo de pesquisa na Rice University, em Houston, Texas; e Thereza Soares, da Universidade Federal de Pernambuco.