21 de setembro de 2018

Pesquisador do IFSC/USP visita Instituto Dom Barreto – Teresina (PI)

Graças a uma parceria estabelecida anteriormente, o pesquisador do IFSC/USP, Prof. Euclydes Marega, deslocou-se nos dias 12 e 13 deste mês de setembro ao Instituto Dom Barreto, em Teresina (PI), onde proferiu algumas palestras, que foram seguidas de encontros com alunos e professores daquele estabelecimento de ensino, que é considerado um dos melhores colégios do Brasil no ENEM-2017 e de onde saíram alunos que, inclusive, já participaram na Escola de Física Contemporânea (EFC), evento que é organizado anualmente por nosso Instituto.

No dia 13, Marega apresentou os temas Atividades demonstrativas / interativas para as provas experimentais da 3ª Fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) para alunos que participaram da 2ª Fase da competição e Ciências da Natureza e suas tecnologias – uma visão interdisciplinar, palestras que foram essencialmente voltadas para alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio.

Já no dia 14, o pesquisador do IFSC/USP apresentou o tema Luzes na ciência e na vida, uma palestra interdisciplinar dedicada a professores de ciências e a alunos do 9º ano.

Saliente-se que alguns alunos oriundos do Instituto Dom Barreto já tiveram a oportunidade de estudar no IFSC/USP, pelo que esta visita se caracterizou, também, por dar a conhecer toda a estrutura de nosso Instituto.

Momentos de diálogo e de são convívio também marcaram esta passagem do Prof. Euclydes Marega pelo Instituto Dom Barreto.