15 de julho de 2023

IFSC/USP restaura dois monocromadores – Equipamentos serão instalados no Laboratório Avançado de Física

Antenor Fabbri Petrilli Filho

Mantidos ao longo de vários anos no Laboratório de Física do IFSC/USP, dois monocromadores foram recentemente restaurados e atualizados em nível de eletrônica e software, passando agora a integrar o conjunto de equipamentos disponíveis no Laboratório de Avançado de Física, dedicados à formação dos alunos dos cursos de graduação de nosso Instituto, bem como para pesquisa.

A operação de recuperação foi executada pelo técnico de laboratório de nosso Instituto, Antenor Fabbri Petrilli Filho, sob supervisão do docente do Grupo de Espectroscopia de Sólidos, Prof. Luiz Antônio de Oliveira Nunes, com o imprescindível apoio dos profissionais da Oficina Mecânica do IFSC/USP que se dedicaram quase que a tempo inteiro na recuperação estrutural dos equipamentos.

O que é um monocromador

Um monocromador é um dispositivo óptico utilizado para separar a luz em diferentes comprimentos de onda ou cores, sendo amplamente utilizado em áreas como espectroscopia, fotometria e análise de materiais. A função principal de um monocromador é selecionar uma faixa específica do espectro e permitir que apenas essa faixa passe através dele, bloqueando o restante da luz. Isso é feito usando um prisma ou uma rede de difração, que refratam ou dispersam a luz, respectivamente.

Os monocromadores são usados em uma ampla variedade de aplicações. Na espectroscopia, por exemplo, eles são utilizados para analisar a composição química de substâncias por meio da medição da luz que elas emitem, absorvem ou dispersam em diferentes comprimentos de onda. E, em fotometria, são usados para medir a intensidade da luz em diferentes faixas de comprimento de onda.

Os equipamentos em fase de manutenção

Os monocromadores são constituídos por três componentes principais: uma entrada de luz, um elemento dispersivo e uma saída de luz. A entrada de luz é onde a luz entra no monocromador, geralmente por meio de uma fenda. O elemento dispersivo, como um prisma ou uma rede de difração, separa a luz em seus componentes de diferentes comprimentos de onda. Por fim, a saída de luz permite que apenas a faixa selecionada de comprimentos de onda passe para a próxima etapa do experimento ou análise.

Equipamentos já recuperados e em funcionamento

Em benefício dos alunos de graduação

Doados pelos Grupo de Ressonância Magnética e Grupo de Semicondutores de nosso Instituto e ainda em bom estado de conservação, tendo em consideração sua idade – 15 anos – e com seu desenho óptico ainda atual, a recuperação destes dois equipamentos é classificada por Antenor Petrilli Filho como importante não só no contexto do ensino da física, como na área de pesquisa. “Embora ainda estivessem em bom estado de conservação, inevitavelmente que, com o passar dos anos, a parte eletrônica ficou obsoleta. Antigamente, para que estes equipamentos funcionassem na perfeição, era necessário um micro específico para controlar as placas – que eram dedicadas -, e tudo isso se perdeu. Esse foi o grande trabalho que fizemos aqui, ou seja, a atualização eletrônica e a introdução de novos softwares nesses dois monocromadores”, explica Antenor.

Leituras bem definidas

A grande vantagem desses dois equipamentos estarem agora disponíveis e funcionais no Laboratório Avançado de Física do IFSC/USP é que, a partir deste momento, os alunos de graduação poderão fazer espectroscopia atômica de alta resolução, medindo o espectro emitido, algo que antigamente não podiam fazer. Por outro lado, estes dois monocromadores ficarão também disponíveis para reforçar os diversos trabalhos de pesquisa que ocorrem no nosso Instituto.

Assista ao vídeo abaixo:

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP