13 de maio de 2014

IFSC-USP recebe delegação da Durham University (GB)

O Instituto de Física de São Carlos recebeu na manhã do dia 12 de maio, pelas 10 horas, os Profs. Martin Ward e Fernando Dias, membros da Durham University (norte da Inglaterra), uma visita que teve o intuito de construir a base para uma futura parceria alargada entre o IFSC-USP e aquela universidade britânica.

Recebendo a delegação britânica estiveram os diretor e vice-diretor do IFSC-USP, durhamuni2Profs. Drs. Tito J. Bonagamba e Osvaldo Novais de Oliveira Junior, que estiveram acompanhados pelos Profs. Drs. José Carlos Egues de Menezes, Luiz Vitor de Souza, Luiz Agostinho Ferreira e Miled Hassan Moussa.

O professor José Carlos Egues fez uma breve apresentação do Instituto, onde destacou os principais grupos de pesquisa e comissões, como, por exemplo, a Comissão de Pesquisa do IFSC e suas principais ações.

Além disso, Egues relembrou um dos principais eventos organizados pelo Instituto – Workshop Meet the Editors -, que deverá ocorrer novamente no segundo semestre deste ano, tendo igualmente falado das principais áreas de atuação do IFSC, que envolvem Física da Matéria Condensada, Ressonância Magnética Nuclear, Efeito Kondo, Nanomedicina e Nanotoxicologia, Computação Quântica, Majorana Férmions, etc..

Já o Chefe de Departamento de Física da Durham University, Prof. Martin Ward, manifestou sua satisfação em visitar o IFSC-USP, tendo feito uma breve apresentação da sua universidade – história, localização, princípios, programas e pesquisas -, tendo sublinhado o grande interesse que existe em estabelecer uma dinâmica de cooperação entre as duas universidades, baseada na interdisciplinaridade dentro da área da física.

Seguidamente, o Diretor do Departamento de Relações Internacionais da Durham University, Prof. Fernando Dias, revelou, em sua apresentação, que a ideia de escolher o Brasil para realizar tal parceria nasceu de um evento em que participou, em Belo Horizonte, onde manifestou a intenção de conhecer melhor a pesquisa no Brasil e os diversos grupos que trabalham no país, tendo sido incentivado a explorar esse caminho. Dias sublinhou, ainda, que a intenção não é apenas entusiasmar os estudantes brasileiros a irem para Durham, mas, acima de tudo, estabelecer fortes parcerias científicas, principalmente nas áreas em que a Universidade de Durham está mais vocacionada, e isso inclui o estabelecimento de contatos profícuos entre os pesquisadores daquela universidade britânica e do IFSC-USP. Como exemplos dessas áreas de pesquisas, ele mencionou projetos nas áreas de materiais orgânicos eletroativos, coordenado por ele próprio, experimentos em altos campos magnéticos e estudos de sdurhamuni1upercondutividade, liderado pelo Prof. Damian Hampshire, entre outros campos cujos interesses estão focados nas áreas de biofísica, técnicas de espectroscopia óptica, etc..

Concluindo o programa da visita da delegação da Durham University, os pesquisadores britânicos tiveram a oportunidade de visitar os laboratórios do IFSC-USP.

Atualmente, Martin Ward, Chefe do Departamento de Física da Durhan University, é astrofísico observacional e tem como base de pesquisa os buracos negros e quasares. Ward também foi consultor da Agência Espacial Europeia e está envolvido no projeto de desenvolvimento da próxima geração do telescópio Hubble.

O Diretor do Departamento de Relações Internacionais da Durham Univerisity, Fernando Dias, possui graduação em Física Aplicada pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Portugal, e doutorado em Química pelo Instituto de Tecnologia Química e Biológica, também do mesmo país. No ano de 2003, Dias mudou-se para o Reino Unido onde iniciou seu trabalho no Grupo de Materiais Orgânicos Eletroativos, do Departamento de Física da Durham University.

A Durhan University foi fundada em 1893 e além de ser a primeira universidade do país aberta há mais de seiscentos anos, é a terceira instituição de ensino superior mais antiga da Inglaterra.