12 de maio de 2014

IFSC-USP recebe crianças do Projeto “Pequeno Cidadão”

O IFSC-USP recebeu no dia 24 de abril a visita de um grupo de cerca de vinte crianças integrantes do Projeto Pequeno Cidadão, uma iniciativa da Universidade de São Paulo – Campus de São Carlos. Durante aproximadamente três horas, os jovens interagiram com os equipamentos e experimentos relacionados com eletricidade, ondas e termodinâmica, não só na Sala do Conhecimento, como também nos laboratórios de ensino de física (LEF).FRONT-300

A visita foi viabilizada pelo coordenador do programa Universitário por um Dia (IFSC-USP), Herbert Alexandre João, que comentou: É fundamental que os alunos tenham contato com nossas atividades de ensino. Eles estão sempre no campus, mas não conhecem os institutos e cursos e a visita auxilia na compreensão do espaço que os rodeiam e especialmente na motivação na aprendizagem das ciências.

Os jovens visitantes foram devidamente acompanhados e orientados pela equipe do programa Universitário por um Dia destacada para essa tarefa, constituída por Cláudio Boense Bretas, Licenciado em Física (IFSC-USP) e Ana Carolina Silva, graduanda em Ciências Exatas e monitora do programa, além da educadora Tatiana Ialanji Filholini, do Projeto Pequeno Cidadão.

Coordenado pelo Prof. Dr. Dagoberto Dario Mori, o Pequeno Cidadão tem como objetivo investir na formação da criança e do adolescente, promovendo a educação e a cultura, favorecendo e incentivando seu acesso ao mercado de trabalho. O projeto atende anualmente um público estimado em cerca de 220 crianças, com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos em situação de vulnerabilidade econômica.

O programa Universitário por um Dia acolherá, brevemente, outras visitas com temas específicos.

Para obter mais informações sobre o Projeto Pequeno Cidadão, clique AQUI.

Abaixo se apresentam alguns momentos desse evento, possivelmente inesquecíveis para muitas das crianças envolvidas no projeto.

PPC2-250

PPC4-250