13 de dezembro de 2021

IFSC/USP: Programa “Universitário por Um Dia” – O regresso presencial após quase dois anos de interrupção

O programa do IFSC/USP “Universitário por Um Dia” regressou à sua primeira atividade presencial após quase dois anos de interrupção devido à pandemia do Coronavírus, recebendo, no dia 13 de dezembro, a visita de cerca de 30 alunos, devidamente acompanhados por seu professor, de uma escola do ensino médio da cidade de Timburi, interior do Estado de São Paulo.

De fato, esta visita marca o recomeço das atividades do IFSC/USP e do próprio programa, agora obedecendo a todos os protocolos de segurança sanitária em vigor, mas continuando a pensar no estímulo que se deve dar aos estudantes do ensino médio para seu acesso ao ensino superior.

O Educador do IFSC/USP, Herbert João Alexandre, reafirma os objetivos desta iniciativa: “O programa “Universitário por Um Dia” continua a ter o objetivo de proporcionar aos estudantes do ensino médio uma vivência do ambiente universitário, entusiasmando-os a ingressar na Universidade. Ao mesmo tempo, esta experiência serve para os jovens conhecerem um pouco melhor o nosso Instituto, os seus cursos e o próprio Campus da USP São Carlos, além, é claro, de promover o ensino da Física de uma forma lúdica”.

Por outro lado, este programa, que compreende a realização de diversos experimentos e de um show de Física, serve também para subsidiar as aulas dos professores de Física do ensino médio.

Confira abaixo algumas imagens relativas a esta visita.

A chegada dos alunos ao Prédio Administrativo do IFSC/USP

Recepção de um dos grupos dos alunos visitantes à Biblioteca do IFSC/USP

Sabrina Mastrantonio (Bliblioteca do IFSC/USP) explica funcionamento da infraestrutura

Um dos grupos reunido na Biblioteca do IFSC/USP