19 de fevereiro de 2024

IFSC/USP presente no maior evento mundial de óptica e fotônica – “SPIE Photonics West 2024” – San Francisco (EUA)

“Moscone Center” – (Créditos – “SPIE Photonics West 2024”)

O “Moscone Center”, localizado na cidade de San Francisco, no Estado da Califórnia (EUA), recebeu entre os dias 27 de janeiro e 01 de fevereiro do corrente ano o “SPIE Photonics West 2024”, o maior evento nas áreas de óptica e fotônica, com a presença de mais de 24 mil inscritos, oriundos de 70 países, entre os quais uma grande delegação do IFSC/USP constituída por 18 componentes – pesquisadores e alunos de pós-graduação – pertencentes aos Grupos de Óptica e de Fotônica, bem como do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), alocado neste Instituto, e que levaram para este evento um elevado número de contribuições através de palestras e apresentações, mostrando a pujança do IFSC/USP nestas áreas de conhecimento.

O Grupo de Óptica, que foi liderado pelo Prof. Vanderlei Bagnato, levou uma equipe das áreas de ciência básica e aplicada, correspondente à área de biofotônica com aplicações na área de saúde, enquanto o Grupo de Fotônica, liderado pelos Profs. Cleber Renato Mendonça e Lino Misoguti, levou pesquisadores e alunos especializados nessa mesma área de conhecimento, com destaque para as técnicas de pulsos curtos, cujo tema dominou as apresentações.

Com a participação de 1.500 expositores, este grandioso evento científico, promovido pela SPIE – Sociedade Internacional de Óptica e Fotônica (International Society for Optics and Photonics), reuniu pesquisadores, engenheiros, empreendedores e líderes empresariais de todo o mundo, que se dividiram nas cerca de 5 mil apresentações técnicas e conferências realizadas, com o objetivo de aprofundar a ciência, a tecnologia e as aplicações nas áreas de óptica e fotônica. O evento também incluiu uma ampla variedade de demonstrações de produtos nas áreas de exposição, feiras de negócios, fóruns, bem como uma feira de empregos, entre inúmeros eventos paralelos.

Alunos de Pós-Graduação do Grupo de Fotônica do IFSC/USP com os Profs. Lino Misoguti, Vanderlei Bagnato e Cleber Renato Mendonça

A palestra proferida pelo Prof. Vanderlei Bagnato, que incidiu sobre a técnica desenvolvida no IFSC/USP no uso de técnicas ópticas e fotônicas dedicadas à quebra das bactérias resistentes, suscitou um grande interesse por parte de toda a comunidade científica reunida no evento, tendo sido, inclusive, tema para uma extensa reportagem que será publicada em breve na “Photonics West”, a nível mundial. A aplicação das técnicas na área da saúde, bem como o desenvolvimento instrumental, também foram temas de destaque abordados pela equipe de pesquisadores do CEPOF.

Palestra do Prof. Vanderlei Bagnato

Além das delegações do IFSC/USP e do CEPOF, também estiveram presentes, representando a cidade de São Carlos, técnicos portadores de projetos que, em parceria com empresas, apresentaram resultados e a relevância dessas ações para a agricultura brasileira.

Para o Prof. Bagnato “O encontro serviu para mostrar os novos caminhos que estão sendo percorridos pelas áreas de óptica e fotônica, dedicados a resolver os problemas mais prementes da sociedade. A relevância comprovada através do grande número de participantes do Instituto de Física de São Carlos mostra que estas áreas estão destinadas a contribuir para o desenvolvimento do conhecimento e das aplicações que trarão soluções para problemas sérios enfrentados pela sociedade, nos dias atuais”.

A delegação, liderada pelo Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, constituída por alunos de pós-graduação que apresentaram trabalhos neste evento, foram: Michele Requena (A&M Texas), Natasha Mezzacappo (IFSC/USP – A&M Texas), Erika Ayala (IFSC/USP –  A&M Texas), Amanda Zangirolami (A&M Texas), Fernanda Alves (IFSC/USP), Bruno Oliveira (IFSC/USP), e Antônio Eduardo de Aquino Junior (IFSC/USP). Na circunstância, parte da delegação do IFSC/USP teve a oportunidade de visitar a Universidade de Stanford, onde conheceu os departamentos de bioengenharia e de engenharia química, tendo em vistas futuras colaborações.

A “SPIE Photonics West 2025” acontecerá de 25 a 30 de janeiro, igualmente no “Moscone Center” em São Francisco (EUA), sendo que a chamada de trabalhos para o evento será aberta na primavera deste ano. A SPIE reúne engenheiros, cientistas, estudantes e profissionais de negócios para promover a ciência e a tecnologia baseadas na luz. Fundada em 1955, a SPIE conecta-se e interage com o seu  público global através de conferências e exposições.

Prof. Vanderlei Bagnato e os pesquisadores/alunos de pós-graduação Michele Requena (A&M Texas), Natasha Mezzacappo (IFSC/USP – A&M Texas), Erika Ayala (IFSC/USP –  A&M Texas), Amanda Zangirolami (A&M Texas), Fernanda Alves (IFSC/USP), Bruno Oliveira (IFSC/USP), e Antônio Eduardo de Aquino Junior (IFSC/USP)

O IFSC/USP parabeniza o esforço que foi feito pelos líderes dos laboratórios e grupos, no sentido de levarem seus alunos de pós-graduação e pesquisadores a tão importante evento mundial.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP