Notícias

11 de março de 2014

Instituto lança oficialmente duas publicações

O Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP) recebeu no dia 07 de março, pelas 17 horas, a cerimônia de lançamento de dois livros publicados pelo Instituto de Física de São Paulo.

O primeiro livro intitula-se Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas, da autoria das professoras Cibelle Celestino Silva (IFSC-USP) e de Maria Elice Brzezinski Prestes (IB-USP), traz trabalhos versando sobre a interface entre história, filosofia e sociologia da ciência com o ensino de ciências.livro3-500 Distribuídos em 8 partes – episódios históricos, tópicos de filosofia e sociologia da ciência, natureza da ciência, aplicações em sala de aula, materiais instrucionais, formação de professores e currículo – os capítulos deste livro discutem, ao longo das suas 562 páginas, uma ampla gama de temas sob diferentes abordagens metodológicas, epistemológicas e didáticas, refletindo a riqueza de pesquisas desenvolvidas no continente e no estrangeiro.

O segundo livro, intitulado A Física a Serviço da Sociedade, da autoria do docente e pesquisador do IFSC-USP, Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Jr. e do jornalista Rui Sintra, congrega, ao longo de suas 320 páginas, reportagens e diversas matérias escritas pela Assessoria de Comunicação do IFSC-USP, que foram publicadas no site da instituição e na mídia, vertendo sobre os principais trabalhos de pesquisa iniciados, desenvolvidos e concluídos pelo Instituto de Física de São Carlos em benefício da sociedade, entre os anos de 2010-2013.

A mesa de honra, presidida pelo Diretor do IFSC-USP, Prof. Dr. Tito José Bonagamba, foi composta pelo Pró-Reitor de Graduação da USP, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, Presidente do CNPq, Prof. Dr. Glaucius Oliva, Vice-Reitor da UFSCar, Prof. Dr. Adilson Aparecido Oliveira, Reitor da Universidade Anhembi-Morumbi e ex-diretor do antigo IFSQSC-USP (Instituto de Física e Química de São Carlos), Prof. Dr. Oscar Hipólito, Diretor do Departamento de Políticas para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Educação da Prefeitura Municipal de São Carlos, Dr. Pericles Trevisan, e ainda pelos professores e coautores dos livros, Osvaldo Novais de Oliveira Júnior e Cibelle Celestino Silva.

Após a apresentação das publicações por seus autores, coube a Óscar Hipólito inaugurar o período dedicado aos discursos, tendo sublinhado a importância do ensino das ciências, relativamente ao livro de Cibelle Silva, que resgata a história de ciência e levanta um problema sério que se traduz na existência, no Brasil, de menos de 15% dos jovens com idades entre os 18 e 24 anos no ensino superior: No Chile, mesmo com todos os problemas, essa porcentagem ronda os 50% e o Brasil perde, nesse quesito, para todos os seus parceiros da América Latina. Para Hipólito, o Curso de Licenciatura em Ciências Exatas é o exemplo da luta que o IFSC faz para contrariar essa realidade, desde os tempos do Instituto de Física e Química de São Carlos, referiu o Reitor.

Já na sua intervenção, Adilson Aparecido de Oliveira salientou que a divulgação científica sempre fez parte de seu percurso acadêmico e que levar à sociedade os resultados apurados pela academia é algo de importância inestimável: Se a sociedade não tiver acesso a esse conhecimento, parecerá que a ciência é exclusiva só para alguns: divulgar a ciência é prestar contas a uma sociedade que investe diretamente nela, salientou.

livro2-500

Ao parabenizar os autores das duas publicações, Pericles Trevisan agradeceu em nome da Prefeitura o convite para integrar a mesa de honra do evento e manifestou a importância dos trabalhos, tendo afirmado que o Campus de São Carlos da USP é um polo importante para estabelecer parcerias, principalmente com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia. Salientou que a Prefeitura e o IFSC irão avançar rapidamente em alguns projetos que foram recentemente apresentados à Diretoria do IFSC.

Por seu turno, Glaucius Oliva destacou o papel congregador e difusor da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade do IFSC-USP, no sentido de motivar os jovens estudantes a percorrerem os novos caminhos da ciência voltada para a sociedade, com a quebra de paradigmas, pelo que a divulgação das pesquisas deve ser incentivada e concretizada: Estamos num país que vive um momento de transição, já que o Brasil atingiu este nível, atualmente, por conta da ciência que foi capaz de fazer ao longo do tempo e que foi transferida para o setor produtivo, para a sociedade. Infelizmente, principalmente nos corredores políticos, os cientistas ainda são vistos como uma fonte de despesa e não como uma fonte de investimento para o futuro, comentou Oliva. Afirmando que os cientistas brasileiros são incapazes de difundir o que se faz de melhor nas universidades, provocando, com isso, a preferência por produtos idealizados no estrangeiro, Oliva sublinhou que fazer ciência de altíssima qualidade, na fronteira do conhecimento, é um padrão brasileiro e que (…) falar dessa mesma ciência, numa linguagem mais simples, mais comunicativa para a população é central, fundamental, sendo que o livro A Física ao serviço da sociedade vem preencher parte dessa lacuna, cumprindo uma missão, fazendo com que o IFSC se compare a outras instituições internacionais que fazem exatamente isso, há anos (…).

 

A dedicação e o trabalho desenvolvido pelo novo diretor do IFSC-USP, Tito Bonagamba, no primeiro mês à frente da instituição, foi o mote inicial do discurso de Antonio Carlos Hernandes, que sublinhou a importância das publicações lançadas, tendo enaltecido o trabalho de pesquisa que foi feito no IFSC-USP nos últimos anos: Em relação ao livro A Física a serviço da sociedade, consolidar toda a informação feita na Assessoria de Comunicação da instituição e transmiti-la à população, é algo que se deve ser enaltecido. Hernandes solicitou aos autores das publicações que enviem os PDF das mesmas para a Pró-Reitoria de Graduação para que as mesmas possam figurar no site da USP, disponibilizando-as a todos os internautas.

livro500

Encerrando a cerimônia, o Diretor do IFSC-USP, Prof. Tito José Bonagamba fez questão de, sumariamente, contar um pouco da história da Unidade e do trabalho que sempre foi feito na tentativa de aproximar a academia da sociedade, nomeadamente através de grandes projetos de pesquisa dedicados, por exemplo, às áreas de medicina e odontologia (técnicas de diagnóstico e tratamento de doenças), bioenergia, petróleo e a preposição de novos materiais.

Outros exemplos dados por Tito Bonagamba foram a criação de empresas lideradas por egressos do IFSC-USP, que se estabeleceram em São Carlos, a introdução e desenvolvimento de programas que têm atraído milhares de alunos e de professores das redes de ensino público e privado – fundamental e médio – ao IFSC-USP, como as iniciativas “Universitário por um Dia”, “Cientista do Amanhã”, “Escola de Física Contemporânea”, todos eles iniciados pelo ex-diretor Prof. Antonio Carlos Hernandes: São programas que irão continuar, em simultâneo com um outro programa que iremos desenvolver em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, a qual daremos o nome de Ciência na Escola, que se traduzirá na realização de palestras sob coordenação de nossos docentes e que irão decorrer nas redes pública e privada de ensino da cidade, respondendo ao convite que foi feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, acrescentou Bonagamba. Tendo dado o exemplo de outras formas de aproximação com a sociedade, o diretor do IFSC-USP destacou o Curso Noturno de Licenciatura em Ciências Exatas, que que tem a missão de formar professores para os ensinos fundamental e médio, as atividades de divulgação científica desenvolvidas pelos CEPID sediados no Instituto, o trabalho desenvolvido pelo CDCC – Centro de Divulgação Científica e Cultural e o programa mensal denominado “Ciência às 19 Horas”, aberto à sociedade, sendo que o livro A Física a serviço da sociedade se tornou mais uma ação de aproximação com a população, promovida pelo IFSC-USP e por seus autores.

O Diretor do Instituto de Física de São Carlos anunciou sua intenção de realizar em breve, sob a coordenação da Assessoria de Comunicação do IFSC-USP e com as eventuais colaborações da “Revista Ciência Hoje” e do “LabJor – UNICAMP”, um workshop dedicado à divulgação científica, um evento que será aberto também a todos os jornalistas de São Carlos e da região que se mostrarem interessados em participar.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..