12 de maio de 2014

IFSC-USP lança o livro “Patentes Patéticas”

No passado dia 09 de maio, pelas 16h30, ocorreu no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos, a cerimônia de lançamento do livro Patentes Patéticas, escrito pelo jornalista Renato Pincelli e lançado pela Editora Casa da Árvore.renatopincelli-1-300

No evento, além do autor, compuseram a mesa de honra o atual Pró-Reitor de Graduação da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, o Diretor Administrativo da Editora Casa da Árvore, Prof. Dr. Francisco Miguel Belda, e o Vice-Diretor do IFSC-USP, Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior.

Em seu discurso, onde sublinhou seu interesse pelas engenhosidades e o gosto por leituras voltadas à ciência e tecnologia, o jovem autor comentou sobre a criação de seu blog, o “Hypercubic”, tendo abordado algumas das patentes patéticas inseridas em seu livro: Até os formatos de celulares são patenteados. Patentes desse nível não diferem essencialmente das concorrentes e são registradas somente como meio de ganhar dinheiro individual e ‘passar a perna’ nas empresas menores, sublinhou Renato.

Em seguida, o representante da Editora Casa da Árvore, Prof. Dr. Francisco Miguel Belda, saudou a todos e salientou a parceria da Editora Casa da Árvore com o IFSC-USP, estimulada pela editora e pelos docentes do Instituto, Profs. Drs. Sérgio Mascarenhas, Antonio Carlos Hernandes e Roberto Faria, tendo seguidamente parabenizado o autor pelo lançamento de Patentes Patéticas,  revelando a a satisfação de participar na cerimônia: Espero que a Editora Casa da Árvore esteja sempre presente aqui com todos vocês, nestes momentos dedicados à educação, tecnologia e evolução do país, finalizou.

Já o Pró-Reitor de Graduação da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, comentou sobre a parceria do Instituto com a Editora, tendo salientado: Quando Belda esteve no IFSC, em 2013, e comentou sobre o trabalho de Renato, o que nos motivou a seguir em frente e fazer com que o Instituto de Física de São Carlos colaborasse foi exatamente por causa do ponto em que o Instituto preza muito, que é sobre a divulgação científica.

Por fim, o Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior parabenizou o autor pelo trabalho, tendo enfatizado: Como cidadão brasileiro, agradeço ao Renato por ter mostrado, em seu nenatopinceli-2-300discurso, uma visão que vai muito além do que uma simples avaliação do significado das patentes patéticas. Você mostrou que tem um conhecimento abrangente dos problemas de inovação que temos no Brasil e no mundo, bem como os gargalos que temos que enfrentar. Porque, um dos maiores desafios de inovação tecnológica, hoje, é fazer com que a inovação traga bem-estar para a humanidade e não contribua para o aumento da desigualdade.

O livro e seu autor

Em Patentes Patéticas, o autor une um conjunto de diversas patentes que, no seu ponto de vista, são patéticas por serem tragicomicamente inviáveis. Essas patentes foram pesquisadas, selecionadas e redigidas ao longo de quase dois anos e originalmente publicadas entre 2011 e 2013, numa série semanal de postagens em seu blog, o Hypercubic. Tal série possui mais de cem artigos, porém, por restrições de espaço, apenas cinquenta foram escolhidas para estamparem as páginas do livro.

Recém-formado em Jornalismo pela UNESP-Bauru, Renato Pincelli, de 26 anos, escreve, traduz e edita para o seu próprio blog, o qual mantém desde 2007 com publicações diárias sobre seus assuntos favoritos: biografias, divulgação científica, contos de ficção-científica, verbetes de dicionários, paradoxos e enigmas, humor, tecnologia, traduções, astronomia, entre outros diversos temas.