4 de julho de 2014

Inscrições abertas para o Clube da Sustentabilidade

sustenta1-200A Comissão de Gestão Ambiental do IFSC-USP convida a comunidade do Instituto para participar do Clube da Sustentabilidade, um núcleo que será constituído por estudantes dos 1º ou 2º ano do ensino médio e que sejam filhos de docentes, servidores técnico-administrativos ou de funcionários terceirizados que se encontrem a serviço do Instituto. Ao longo de quinze encontros, esses estudantes participarão de atividades teórico-prático-experimentais sobre inúmeros temas relacionados à tecnologia e questões ambientas, sendo que o curso será certificado pelo IFSC e os resultados serão apresentados à comunidade ao final do projeto.

As inscrições destes jovens decorrerão entre os dias 02 e 11 de julho, através do preenchimento e entrega de um formulário que está já disponível nas portarias do IFSC-USP, ou através do site da Comissão de Gestão Ambiental (CLIQUE AQUI), neste caso devendo imprimir o formulário, preencher e encaminhá-lo pelo e-mail  LOGO_SUSTENTABILIDADE-150ambiental@ifsc.usp.br . Os critérios estabelecidos para a inscrição dos jovens requer que os mesmos estejam matriculados no ensino médio (1º ou 2º ano), sejam alunos de escola pública ou privada, que tenham disponibilidade das 14 às 17 horas, todas as sextas-feiras, entre 08 de agosto e 05 de dezembro do corrente ano e que o formulário esteja corretamente preenchido.

Um diferencial para que os candidatos tenham maiores chances de serem selecionados, consiste em fazer uma redação sobre o tema “sustentabilidade” e a criação de uma logo que simbolize o Clube da Sustentabilidade.

Quanto à criação da logo, o melhor trabalho apresentado receberá um prêmio, constituído por um kit com dois livros e uma pen-drive.

Antecedentes

No Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o bom relacionamento entre pessoas e meio ambiente tem sido uma preocupação constante e a Comissão de Gestão Ambiental, criada em outubro de 2012, vem comprovar esse fato. Mesmo sendo recente, a citada Comissão – que representa a união das comissões USP-Recicla, PURE e PURA – tem favorecido a proximidade de todas as ações junto das comunidades interna e externa ao Instituto, desenvolvendo ao longo do tempo um número significativo de estratégias e ações.

No que diz respeito à comunidade externa, uma das principais ações desenvolvidas tem sido o ciclo de palestras sobre sustentabilidade ambiental, inserido no Programa Universitário por Um Dia (1Dia), nas quais são transmitidas aos alunos do ensino médio diversas orientações e dicas simples tendo em vistas a preservação do meio-ambiente.

No decurso dessas palestras, é sempre desenvolvida uma atividade prática que consiste em medir o pH de água trazida pelos estudantes de diferentes regiões do estado de SP. O intuito é mostrar aos jovens que a qualidade da água está diretamente relacionada com o meio ambiente onde ela se encontra.

No final da palestra, kits subordinados ao tema “Medida de pH do Planeta”, doados pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), são entregues aos professores, para que a atividade seja repetida nas escolas. Embora seja um experimento simples, o apelo visual é grande, já que o aluno pode medir a qualidade da água de sua escola, do rio que passa próximo à sua casa, etc. Depois de realizar o experimento, o estudante envia os resultados coletados para o IFSC-USP, sendo os mesmos postados no site da Comissão para que todos que acessam possam também visualizar e entender o método, sentindo-se estimulados a fazer o mesmo.

caixas_recicla250Finalmente, ainda com foco no público externo, a Comissão tem desenvolvido uma cartilha descrevendo experimentos práticos de Ciências, Física, Química e Biologia que os professores dos ensinos fundamental e médio poderão realizar, de forma simples, em sala de aula.

No capítulo dedicado à comunidade interna do IFSC, uma das primeiras ações realizadas pela Comissão de Gestão Ambiental foi dar continuidade à coleta seletiva já estabelecida por comissões anteriores, tendo realizado um levantamento da situação atual do Instituto no que se refere à reciclagem e descarte adequado de resíduos sólidos, bem como a distribuição de mais coletores na Área-1 do Campus USP – São Carlos, juntamente com cartazes explicativos de como descartar os materiais corretamente, enquanto que na Área-2 a coleta seletiva ainda não foi instaurada pela USP, devido à ausência de um galpão para armazenamento dos recicláveis. Diante disso, provisoriamente, a Comissão distribuiu caixas de papelão para realizar a coleta seletiva nesse local, que, até então, não tinha nenhuma alternativa para a coleta.