12 de dezembro de 2023

IFSC/USP inicia as comemorações do seu 30º aniversário – Lançamento do livro “Além das Facetas – Os passos e os feitos de Yvonne Mascarenhas”

Profª Yvonne Mascarenhas e o autor do livro Prof. Antonio Carlos Hernandes

O Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) iniciou no dia 07 de dezembro as comemorações do seu 30º aniversário, que se prolongarão até o próximo mês de dezembro do próximo ano. O evento, que marcou o início da celebração, teve como destaque o lançamento do livro “Além das Facetas – Os passos e os feitos de Yvonne Mascarenhas”, da autoria do docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Antonio Carlos Hernandes.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor do IFSC/USP, Prof. Osvaldo Novais de Oliveira de Junior, que esteve acompanhado pela Vice-Diretora do Instituto, Profª Ana Paula Ulian de Araújo, perante um conjunto de individualidades e autoridades convidadas para o efeito.

Após as palavras de agradecimento do Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior pelo trabalho realizado ao longo de décadas pela pesquisadora do IFSC/USP, a Profª Ana Paula Ulian de Araújo teve a oportunidade de partilhar com o público a forma como foi idealizado e construído o “Projeto IFSC 30 Anos”, bem como apresentar a nova logomarca do “IFSC/USP-30 anos” válida até dezembro de 2024.

Quanto ao livro que foi lançado, ele relata a história acadêmica da Profª Yvonne Primerano Mascarenhas quando o Instituto ainda estava integrado na Escola de Engenharia de São Carlos, que então se localizava na Rua 09 de julho, sendo que para o autor da publicação ele é um testemunho importante, já que registra o início da história da Instituição, na qual a Profª Yvonne Mascarenhas é um marco dentro dela.

Vice-Diretora do IFSC/USP, Profª Ana Paula Ulian de Araújo, apresenta o “Projeto IFSC-30 Anos”

“Toda essa história é extremamente importante e relevante para a cultura geral, principalmente para os jovens aqui da USP, do Instituto de Física de São Carlos”, sublinha o Prof. Hernandes. Para o autor, foi uma feliz coincidência ter terminado o seu livro e, ao mesmo tempo, realizar-se o início das comemorações dos 30 anos do Instituto.

Nesta cerimônia, estava programada a fala de um membro da família da Profª Yvonne Mascarenhas, mas o certo é que ela própria decidiu usar da palavra. “Nada do que fiz ao longo de minha carreira foi de forma  individual. Sempre fiz integrada em equipes – alunos e colegas -, por isso só tenho que agradecer não só a todos os que me acompanharam e acompanham até aqui, como principalmente à minha família”, pontuou a pesquisadora.

Este evento contou ainda com um bonito momento cultural protagonizado pelo duo constituído pela pianista Heloisa Fernandes e o flautista Antonio Carrasqueira, ao que seguiu a distribuição de muitos exemplares da nova publicação, devidamente autografados pela Profª Yvonne Primerano Mascarenhas.

Pianista Heloisa Fernandes e o flautista Antonio Carrasqueira

Sessão de autógrafos

(Fotos de Adão Geraldo e Ricardo Rehder)

Rui Sintra/Adão Geraldo – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP