1 de dezembro de 2022

IFSC/USP homenageia o Prof. Máximo Siu Li: “Laboratório Avançado de Física” com o nome do docente

Foi perante uma plateia com cerca de oitenta convidados que o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) realizou no dia 30 de novembro, em um de seus auditórios localizados no edifício dos Laboratórios de Ensino de Física (LEF), a cerimônia de homenagem a um de seus mais destacados docentes e pesquisadores: o Prof. Máximo Siu Li.

Com uma atividade científica e acadêmica impressionante ao longo de cinco décadas, onde se destacam centenas de artigos publicados, orientações de alunos nos mais diversos níveis e responsável pelo seu pioneirismo nos grupos de óptica e de crescimento de materiais, Máximo Siu Li foi, também, um pioneiro no desenvolvimento e modernização de diversos laboratórios e oficinas de apoio à pesquisa do Instituto, com especial destaque para o “Laboratório Avançado de Física”, infraestruturas que são consideradas, hoje, como exemplos de sucesso em níveis nacional e internacional.

Vida dedicada à ciência, ao IFSC/USP e aos alunos

Incansável, ultrapassando em muito seu horário laboral, o homenageado também se destacou pelo intenso trabalho desenvolvido junto aos seus alunos, muitos deles hoje singrando a vida acadêmica – seus colegas, portanto. Por esse motivo, foram muitas dezenas as mensagens escritas e vídeos enviados para o  IFSC/USP, dirigidos ao Prof. Máximo, oriundos de ex-alunos, colegas, técnicos de laboratórios e admiradores, além dos depoimentos que foram dados presencialmente pelos Profs. Osvaldo Novais de Oliveira Junior e Ana Paula Ulian de Araújo (diretor e vice-diretora do IFSC/USP), Euclydes Marega Junior, Tito José Bonagamba, Roberto Mendonça Faria e Vanderlei Salvador Bagnato – alguns deles ex-alunos do homenageado -, bem como da Profª Yvonne Primerano Mascarenhas, que recordou os trabalhos e projetos desenvolvidos por seu saudoso marido, Prof. Sérgio Mascarenhas, junto com o homenageado.

Profª Yvonne Primerano Mascarenhas

Em um dos depoimentos enviados, neste caso pelo Prof. Claudio Magon (IFSC/USP), o docente sublinhou: “(…) Você interagiu com as pessoas, entregando o seu conhecimento com simplicidade e carinho, eliminando obstáculos de nossa jornada e, sobretudo, sem nunca tirar proveito próprio. Você simplesmente incapaz de ter segundas intenções, de ajudar para ganhar depois, ou de ter interesses em alguém em particular em detrimento de outros (…). (…) O Curso de Física Avançada foi totalmente reestruturado pelo Prof. Máximo e, ao longo de vários anos, com o auxílio de recursos financeiros que ele angariou, foi se ampliando e resultando em um ambiente agradável e que engloba experimentos para os conhecimentos básicos de quase todas as áreas da física experimental (…). (…)Hoje, o Curso de Física Avançada tem um nível altíssimo, salientado pelo seu formato de avaliação, com prévias, pós-apresentações e workshops (…).

Visivelmente emocionado, o Prof. Máximo Siu Li agradeceu as palavras de todos, tendo sublinhado que o trabalho desenvolvido ao longo dos anos não se devia só a ele, tendo envolvido professores, alunos e técnicos dos laboratórios.

Prof.Máximo Siu Li após o descerramento da placa com seu nome, com sua família, o Diretor do IFSC/USP e técnicos do laboratório

No encerramento da sessão, procedeu-se ao descerramento da placa que passa a identificar o “Laboratório Avançado de Física” com o nome do Prof. Máximo Siu Li.

Organizada pelo IFSC/USP, pelos Profs. Sebastião Pratavieira, Emanuel Henn e Osvaldo Novais de Oliveira Junior, esta cerimônia contou ainda com a colaboração de técnicos dos laboratórios e de muitos docentes do Instituto.

O “Laboratório Avançado de Física”

Os agradecimentos do Prof. Máximo

Durante os primeiros anos da criação do curso de Bacharelado de Física, na década de 1970, o atual Laboratório Avançado de Física (LAvFis) era oferecido como disciplina de Laboratório de Física Moderna. Após alguns anos passou a ter o nome  de Laboratório de Estrutura da Matéria. O LAvFis chegou a ser oferecido em 4 semestres, mas com as reformas curriculares, o atual LAvFis é oferecido em 2 semestres.

As práticas desenvolvidas para o LAvFis foram propostas não somente tomando em consideração os conteúdos de Estrutura da Matéria e de Física Moderna mas, também, aspectos de outras áreas como: Física do Estado Sólido (Semicondutores), Óptica, Espectroscopia, Ressonância Magnética, Cristalografia, Física Nuclear, dentre outras.

Com o passar dos anos e contando com a participação de vários professores, monitores e técnicos, foi possível estabelecer um conjunto de práticas bem como elaborar suas respectivas apostilas – as quais, aliás, estão em constante atualização.

Quem é o Prof. Máximo Siu Li

O Prof. Máximo Siu Li possui graduação em Ciências (Física) pela Universidad Nacional de Ingenieria – Perú (1968), mestrado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) (1973) e doutorado em Física pelo mesmo Instituto (1978). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, estudo de defeitos em sólidos, propriedades ópticas, elétricas e fotoestruturais, filmes finos por evaporação PVD, filmes finos por spin coating, absorção óptica e fotoluminescência até baixas temperaturas, e em diversos tipos de materiais, isolantes e semicondutores, cristalinos, amorfos, nanoestruturados.

O homenageado com sua família

Para conferir tudo sobre esta cerimônia, consulte a página dedicada ao homenageado (em atualização) – https://www.ifsc.usp.br/eventos/msl2022/

Acesse o vídeo da cerimônia AQUI.

(Fotos: Maria Zilda / Assessoria de Comunicação IFSC/USP)

(Vídeo PROVE / Brás José Muniz e Anderson Muniz)

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP