18 de março de 2014

IFSC-USP e universidades de Birmingham e Nottingham (UK) mais unidas

Terminou no dia 14 de março, o I Transatlantic Workshop on Methods for Multimodal Neurosciences Studies, um evento que constituiu a primeira reunião científica proveniente de um recente acordo de cooperação estabelecido entre pesquisadores brasileiros e pesquisadores das University of Nottingham e University of Birmingham – Reino Unido.

TeTRANSATLANTICndo como palco o Hotel Fazenda Colina Verde, na cidade de São Pedro (SP), esta iniciativa reuniu pesquisadores, alunos e jovens pesquisadores que atuam na área de neurociências, em torno de uma abordagem e discussão dos mais recentes resultados obtidos nas inúmeras pesquisas realizadas no Brasil e no Reino Unido, sobre as múltiplas áreas de interesse mútuo dos pesquisadores.

Embora o evento tenha durado três dias, desde muito cedo se constatou que as hipóteses de estabelecer cooperações académicas e científicas eram bastante fortes, consubstanciadas FERNANDO_PAIVAnos inúmeros resultados que foram divulgados pelos palestrantes convidados.

Para o pesquisador, Prof. Fernando Paiva (CIERMag/IFSC-USP), líder do Comité Organizador, o objetivo deste encontro foi amplamente conseguido, com a abertura de uma colaboração científica e académica ampla em todas as áreas que foram abordadas no workshop. De igual forma, o Prof. Alberto Tannús, igualmente responsável pela organização do evento, declarou que desde 2007 se aguardava pela realização deste evento, tendo sublinhado que existem todas as possibilidades para que, talvez já a partir deste ano, as universidades que estiveram presentes neste encontro intensifiquem uma aproximação, uma cooperação mais sólida entre pesquisadores e alunos.

Tenho disponibilidade total para integrar esta larga colaboração e iniciar um trabalho intenso no MESAREDONDAsentido de saber por onde começar, já que foram tantos os tópicos e temas que aqui foram discutidos e desenvolvidos, comentou, por sua vez, o Prof. Dr. Edson Amaro Jr., pesquisador do HC-USP e igualmente palestrante convidado, ao dar ênfase às dezenas de áreas correlatas envolvidas neste workshop, uma declaração que foi complementada pelo Prof. Dr. Fernando Cendes, da UNICAMP, que salientou o quanto a programação do evento foi produtiva em duas áreas científicas distintas – humana e animal. Cendes sublinhou, ainda, a urgência de começarem a ser traçadas estratégias para que se iniciem os intercâmbios entre estudantes de pós-graduação e pesquisadores dos dois países, no sentido de se alcançarem resultados de pesquisa que possam ser traduzidos em papers conjuntos: Se você quiser caminhar depressa, esta colaboração não pode ficar estática, ou seja, ela deverá ser implementada já. Há que fazer um trabalho de fundo para que a pesquisa conjunta avance e para que os befícios surjam rapidamente, disse Fernando Cendes.PETER_MORRIS

Para o Prof. Peter Morris, docente e pesquisador da University of Nottingham (UK) e principal articulador no envolvimento prático das duas universidades britânicas neste evento este workshop teve a particularidade de identificar áreas muito importantes na área dos estudos das Ciências Neurológicas, com especial destaque para a diversidade de técnicas que foram apresentadas: para nós foi uma surpresa e abriu o nosso espectro. Cientistas brasileiros e britânicos têm muito para oferecer e se isso for feito em conjunto, os benefícios para seus respectivos países serão enormes. Por isso, devemos aproveitar ao máximo os projetos que foram aqui apresentados, tornando-os uma espécie de semente para o que iremos fazer seguidamente, comentou Morris.

Temas e palestrantes convidados

Como já se citou nesta matéria, foram vários os temas abordados neste workshop, com destaque para: Espectroscopia de Ressonância Magnética Multinuclear – Metabolismo Cerebral, Espectroscopia de Ressonância Magnética In Vivo – Doenças Psiquiátricas, Neuroimagens em Epilepsia, Estudo da Epilepsia – Uso Clínico de EEG e fMRI, Fisiologia dos Tecidos, Ressonância Magnética na Sala de Autópsias, dentre outros.

GRUPO

Os palestrantes convidados para este evento foram: Peter Morris (University of Nottingham), Maria Otaduy (USP), Carlo Rondinoni (HC-USP-Ribeirão Preto), Graça Martin (HC-USP), Andrew Bagshaw (University of Birmingham), Guilherme Beltramini (UNICAMP), Ana Carolina Coan (UNICAMP), Susan Francis (University of Nottingham), Renata Leoni (USP-Ribeirão Preto), Rickson Mesquita (UNICAMP), John Jeferrys (University of Birmingham), Luciene Covolan (UNIFESP), Fernando Cendes (UNICAMP), Alberto Tannús (CIERMag/IFSC-USP), Paul Glover (University of Nottingham), e Edson Amaro Jr. (HC-USP/H.Albert Einstein-SP).

Ficou estabelecido que uma segunda edição deste evento ocorrerá novamente no Brasil, em 2016, com temática mais alargada, tendo em vista a participação de mais cientistas e estudantes.