3 de dezembro de 2013

IFSC e Universidade de Aveiro

Em visita ao nosso Instituto, onde participou, em finais do mês de novembro, de algumas atividades acadêmicas, o Prof. Dr. José Fernando Mendes*, docente, pesquisador e pró-reitor de pesquisa da Universidade de Aveiro, Portugal, aproveitou sua estada entre nós para ampliar contatos e abrir caminho para um eventual processo de cooperação científica e de intercâmbio entre as duas instituições de ensino superior.

Trabalhando como docente e pesquisador em redes complexas desde 1998, ainda na Universidade do Porto – Portugal -, José Fernando Mendes entrou nesse campo de pesquisa exatamente no momento em que essa área de conhecimento começou a ter um extraordinário impacto na ciência mundial, tendo continuado seu trabalho até o presente momento, já na Universidade de Aveiro, onde permanece. Segundo o nosso entrevistado, a evolução científica nesta área de conhecimento ocorreu rapidamente, quase pegando todos de surpresa: Iniciei o meu trabalho em física estatística e só depois mudei o foco para as redes, um campo que teve uma evolução espetacular: de repente, aveiro300milhares de cientistas começaram a trabalhar neste campo, com a difusão de milhares de publicações. O objetivo de meu grupo, na Universidade de Aveiro, é sempre fazer mais trabalho analítico – mais do que computacional -, tentando resolver os problemas que são considerados mais fundamentais dessa teoria, comenta Mendes.

Com mais de cento e oitenta artigos publicados, só neste campo, José Fernando Mendes tem agora tarefas acrescidas devido ao cargo que ocupa de pró-reitor de pesquisa, sem diminuir o trabalho que desenvolve no seu grupo de pesquisa: É um trabalho intenso, mas muito gratificante. Por exemplo, agora há pouco um professor espanhol me ligou, manifestando vontade de fazer uma Licença Sabática conosco, o que é bastante prestigiante, já que a maioria dos sabáticos opta pelos Estados Unidos ou por universidades famosas e mais tradicionais da Europa: ainda este ano vou receber três professores – um chinês, um coreano e este docente espanhol que referi. É muita responsabilidade, pontua o pesquisador português.

A Universidade de Aveiro é uma instituição relativamente nova – com quarenta anos de existência – e localiza-se entre as cidades de Coimbra e Porto, áreas metropolitanas que Univ._Aveiropossuem duas das maiores universidades clássicas de Portugal e da Península Ibérica. Inserida na cidade com o mesmo nome, com uma população de aproximadamente setenta mil habitantes, a nova universidade parecia, num primeiro momento, estar destinada ao fracasso, o que acabou por não acontecer, já que o foco daquele estabelecimento de ensino superior foi exatamente para cursos que não entrassem em conflito com as especialidades das “gigantes”, como direito, engenharias convencionais e medicina. Assim, a prioridade da Universidade de Aveiro foi para áreas pouco comuns, que não existiam no país, tais como cerâmica, telecomunicações e outras, como que antevendo o futuro. Hoje, a Universidade de Aveiro concentra cursos que são fundamentais para o desenvolvimento nacional e internacional, daí o seu prestígio.

Em sua passagem pelo IFSC, o Prof. Dr. José Fernando Mendes confirmou o interesse em poder se estabelecer um protocolo de cooperação acadêmica e científica entre a USP e a Universidade de Aveiro, tendo o IFSC como uma das unidades prioritárias para esse fim: A USP é uma instituição que eu admiro há muito tempo, inclusive já fui professor convidado por esta universidade, em 1992, e já tive vários colaboradores da USP; agora, aqui no IFSC,aveiro250 tive a oportunidade de conhecer o Prof. Odemir Bruno e estamos tentando fazer algumas coisas bonitas nesta área de pesquisa. Ele tem algumas ideias, eu também tenho, portanto, acho que podemos fazer algumas coisas conjuntas, refere Mendes.

Quanto a um futuro intercâmbio entre as duas instituições, o nosso entrevistado comentou que numa das visitas que fez anteriormente a São Paulo, teve oportunidade de conversar sobre esse assunto com o Pró-Reitor de Pesquisa da USP, Prof. Marco Zago, tendo ficado acertado um início de cooperação em determinadas áreas de pesquisa, como nanotecnologias e telecomunicações: Uma comitiva da USP já teve oportunidade de visitar a Universidade de Aveiro e neste momento estamos definindo uma data para que uma comitiva portuguesa retribua a visita, inclusive ao IFSC. Creio que o caminho está aberto para uma colaboração muito forte entre Aveiro e São Paulo/São Carlos, conclui o docente português.

* O Prof. Dr. José Fernandes Mendes graduou-se em 1987, na Universidade do Porto, em Física, tendo feito o seu mestrado, igualmente em Física, na mesma Universidade. Passou bastante tempo na Universidade de Oxfort, tendo trabalhado posteriormente em Nova York e São Paulo. Concluiu seu doutorado em 1995, já como professor na Universidade do Porto. Em 1998 iniciou seu trabalho de pesquisa em redes complexas e em 2002 transferiu-se para a Universidade de Aveiro. Em 2003 foi Diretor de Departamento até 2010, tendo sido convidado, nesse mesmo ano, a ocupar o cargo de pró-reitor de pesquisa daquela universidade, funções que desempenha atualmente, em simultâneo com o seu trabalho de pesquisa e docência.