28 de novembro de 2013

IFSC desenvolve sonda de RMN

O Instituto de Física de São Carlos está desenvolvendo, em parceria com a Petrobras, uma sonda de ressonância magnética nuclear (RMN) para análise de reservatórios. O equipamento será uma versão mais avançada de outra sonda para análise oilde óleo vivo que foi anteriormente criada pelo Instituto – com apoio da Fapesp e do CNPq -, que terá capacidade para operar sob pressão de até 10 mil libras/pol², a temperaturas de até 150°C. O novo equipamento será utilizado pela Petrobras para análise de reservatórios em cenários complexos, como é o caso do pré-sal.

A Ressonância Magnética Nuclear (RMN) é, atualmente, uma das principais técnicas de perfilagem de poços utilizadas na caracterização de reservatórios e para estimativas de reservas, sendo que os parâmetros medidos visam obter informações sobre a estrutura do meio poroso e o tipo de fluido presente no interior da rocha, permitindo desvendar e entender as condições de permeabilidade do reservatório.

Segundo o coordenador do projeto, o docente do IFSC Prof. Dr. Tito Bonagamba, em reservatórios complexos, as técnicas convencionais para a determinação da quantidade de óleo nas rochas são pouco sensíveis, sendo que o modo de RMN apresenta uma importância fundamental nesses cenários.

Por conta das pesquisas sobre RMN, o IFSC ganhará um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ressonância Magnética Nuclear (RMN) aplicada à Ciência do Petróleo, uma infraestrutura cuja construção deverá ser iniciada em meados de 2014, com duração prevista de dezoito meses, um projeto que será apoiado pela Petrobras, Fapesp e CNPq.