31 de maio de 2019

IFSC/USP – “Defeitos topológicos em modelos de múltiplo-campo”

O tradicional programa Café com Física (IFSC/USP) trouxe, no dia 31 de maio, mais um colóquio, desta vez sobre a responsabilidade do pesquisador Prof. Dr. Alexis Aguirre, da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), que dissertou sobre o tema Topological Defects in Multi-field Models.

Nesta palestra, o convidado descreveu um método recentemente proposto para a obtenção de modelos de vários campos que suportam defeitos topológicos. A ideia principal é baseada no método de deformação (proposto por Baseia et all.), que permite a construção de vários modelos de um campo através de uma função de deformação.

O palestrante possui graduação em Física pela Universidad del Valle (2006), Colômbia, mestrado e doutorado em Física pelo IFT-UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008 e 2012).

Professor Adjunto na UNIFEI, Alexis Roa Aguirre tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, e Métodos Matemáticos da Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Integrabilidade Clássica e Quântica em Teorias de Campo, Defeitos e Contornos Integráveis, Solitons, Supersimetria, Invariância Conforme e Álgebras de Lie.