Até dia 30 de junho de 2023 - Vários horários (IFSC/USP)

IFSC/USP – Curso gratuito aborda conceitos e aplicações da biofotônica na área da saúde

Estão abertas até dia 03 de abril do corrente ano as inscrições para o curso “Introdução à biofotônica: conceitos e aplicações”, oferecido pelo Centro Latino-Americano de Biotecnologia (CABBIO), que ocorrerá de forma remota entre 15 de maio e 30 de junho, com foco em aplicações para áreas de terapêutica, cirurgia e diagnóstico.

O curso é gratuito e será ministrado de modo online pelo IFSC/USP. No total, serão 30 horas/aula teórica, sendo oferecidas 50 vagas, metade delas para brasileiros. Para efetuar inscrição, os interessados deverão cadastrar-se na plataforma do CABBIO.

O público-alvo do curso são alunos de pós-graduação com interesse em biofotônica. Pelo caráter multidisciplinar, não há pré-requisitos sobre área de formação. Será um diferencial ter formação básica em física, química, biologia ou em áreas da saúde. Profissionais atuantes no mercado nesta área também podem se inscrever.

De acordo com o coordenador do curso, o docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Vanderlei Salvador Bagnato “A óptica e a luz têm sido utilizadas como ferramentas para a área de ciências da vida, tanto para o diagnóstico rápido de doenças quanto para o tratamento de doenças crônicas”. Bagnato relata que a luz tem permitido o desenvolvimento de sensores de altíssima precisão e que também tem surgido técnicas ópticas na produção de fármacos. “Isto tudo está dentro do escopo da biofotônica. A interação da luz com a vida em suas diversas possibilidades é a biofotônica. Explicar seus fundamentos científicos e técnicos é o escopo principal deste curso”, explica o pesquisador.

Bagnato relata que, a partir do curso, os participantes terão as bases necessárias para vislumbrar “o poder da biofotônica em praticamente milhares de aplicações atuais”. “Sendo um tópico que envolve luz, tecido vivo e biomoléculas, é preciso que as bases associadas a cada uma destas disciplinas sejam bem estabelecidas para podermos entender as aplicações. Muito importante é entender como a luz interage com o tecido biológico e lá deposita energia para se transformar em química ou mesmo na morte celular”, avalia Bagnato. Ele destaca que é uma área de rápido crescimento e de natureza multidisciplinar. “Após a introdução dos conceitos básicos, iremos explicar as diversas aplicações nos três ramos principais de terapêutica, de cirurgia ou de diagnóstico.  Posteriormente, os interessados poderão buscar especializações na área.”

Bagnato relata que, entre as aplicações terapêuticas da biofotônica, estão as técnicas de terapia fotodinâmica, utilizada  para tratamento do câncer e controle microbiológico, e de fotobioestimulação.  A técnica de terapia fotodinâmica consiste na adição de uma molécula ao sistema vivo, como um microrganismo no caso de infecções, e que é acionada por meio da luz, promovendo uma rápida formação dos chamados radicais livres que levam a morte do tecido-alvo. “A ação fotodinâmica é hoje uma das técnicas mais promissoras, em vista à catástrofe do desenvolvimento das bactérias resistentes aos antibióticos”, avalia Bagnato.

A técnica de fotobioestimulação, pela qual a luz atua sem a necessidade de nenhuma molécula, pode ser aplicada em tratamentos dos sintomas de certas doenças crônicas, como Parkinson, fibromialgia e artrite. Na área cirúrgica, os lasers têm dominado como instrumento para ablação e cortes precisos.

O Centro Latino-Americano de Biotecnologia (CABBIO) é um programa de integração regional que tem o objetivo de consolidar os laços de cooperação entre Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia. O Centro tem como propósito potencializar os recursos científico-tecnológicos da região, no âmbito da biotecnologia. A ideia é proporcionar uma maior independência tecnológica dos países membros. Para isso, está estruturado em polos geradores de conhecimento, que correspondem aos setores de pesquisa em biotecnologia das Partes. A infraestrutura existente em cada país é utilizada para executar projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento, formação e capacitação de recursos humanos e atividades conexas. Os cursos oferecidos e os projetos apoiados buscam atender às necessidades acadêmicas ou industriais, complementarmente aos programas nacionais.

Por meio dos cursos ofertados pelo Centro, mais de 5,5 mil profissionais foram capacitados. Em 2023, está prevista a realização de 16 cursos, sendo oito no Brasil. Em geral, os cursos presenciais têm duração de 40 horas/aula, sendo parte teórica e parte com atividades práticas executadas em laboratórios. Todos os cursos preveem certificado aos participantes.

Para obter mais informações e/ou se inscrever neste curso, clique AQUI.