2 de janeiro de 2014

Um olhar após quatro anos: desafios para o futuro

Mais do que fazer uma retrospectiva da evolução do Instituto de Física de São Carlos nos últimos quatro anos, o certo é que o ponto principal de todo o avanço foi focado no conjunto de pessoas que formam a comunidade do IFSC. Tudo isso atendendo à sua principal missão, que é a formação de profissionais através dos cursos de graduação e pós-graduação, que estão diretamente conectados à pesquisa na fronteira do conhecimento.HER2

O que se concretizou nestes últimos quatro anos foi a criação de ambientes que desafogassem os exíguos espaços de trabalho que havia no Instituto, de modo a permitir que os pesquisadores tivessem condições de aprimorar ainda mais o trabalho inovador, angariar mais projetos e captar mais recursos para investir em novos equipamentos científicos: Todo esse trabalho irá beneficiar aos nossos alunos de Pós-graduação, com importantes desdobramentos na formação dos estudantes de Graduação, que se beneficiarão de estruturas modernas para terem suas aulas, ou iniciarem seus trabalhos de iniciação científica, salienta o Diretor do Instituto, Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes.

Em 2016 o IFSC chegará a 16.500 m2 de laboratórios de pesquisa na Área-2 do Campus USP São Carlos, o que trará como benefício complementar a liberação de aproximadamente 2.500m2 na Área-1 do campus para a expansão e melhoria dos laboratórios já existentes: dirSerão acrescentados 19.000 m2 de área para a pesquisa: ou seja, o dobro do que o IFSC tinha em 2010: Dobraremos em área construída em 2016, 2017. Foi um esforço de todos para se atingir essa meta, frisa Hernandes.

Atividades para a graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, relações internacionais, ex-alunos e outras de caráter administrativo, são inúmeros os exemplos de trabalhos realizados. Entretanto, para o diretor do IFSC, a Semana Integrada do Instituto de Física de São Carlos – a SIFSC – é um exemplo de mudança de como agir e atuar em prol da instituição: A SIFSC tem proporcionado um tipo de experiência inovadora, ao integrar alunos de Graduação e Pós-Graduação. Adicionalmente, tem a capacidade de treiná-los a organizar grandes eventos acadêmicos e científicos. A SIFSC tem a participação de mais de 500 pessoas. Essa integração entre estudantes faz com que eles melhorem todo o seu processo de formação individual, estimulando também a cooperação, organização e trabalho em equipe, completa o diretor do Instituto.uni

Por outro lado, como forma de atrair novos talentos para o Instituto, outro destaque vai para o programa Universitário por Um Dia, uma iniciativa que nos últimos quatro anos atraiu a visita de mais de onze mil alunos oriundos de centenas de escolas do ensino médio, de forma diária. Mais do que assistirem a um show de física, este programa proporcionou aos jovens estudantes e a seus professores um entendimento sobre a forma como funciona uma universidade, transmitindo-lhes conceitos, informações importantes e contaminando-os com o “bichinho da descoberta”.

Desafios

A Internacionalização tem sido também uma das principais apostas que a USP e o IFSC tem feito nos últimos anos, envolvendo principalmente os seus estudantes, inclusive com o apoio das agências de fomento à pesquisa. Embora o intercâmbio tenha aberto o horizonte aos nossos alunos, enviando-os para universidades no exterior e recebendo alunos estrangeiros para estágios no IFSC, a opinião de Antonio Carlos Hernandes é que existe um espaço importante, talvez fundamental, que precisa ser preenchido – O domínio da língua inglesa, principalmente para os alunos de Pós-Graduação: Há necessidade urgente de começar a ter cursos de inglês para esses alunos. Temos laboratórios de primeira linha, mas o curso de Pós-Graduação está amarrado nessa barreira do domínio da língua inglesa e isso é prejudicial em termos científicos; em certa medida, essa deficiência promove a evasão, embora ela não seja o mais importante, comenta Hernandes.

Para o diretor do Instituto, o importante – e preocupante – é que da forma como a Universidade está engessada, promove-se a evasão, desmotiva-se e destrói-se o sonho dos alunos de excelência. Embora o IFSC tenha aumentado exponencialmente a mobilidade internacional de seus alunos, o fato é que a implantação de cursos de inglês ainda não aconteceu: Infelizmente, não conseguimos propor novas ideias, conceitos e metodologias perante a USP, apenas sinalizamos esse “gap” e conseguimos apenas que a UniversidadeHER3 percebesse essa necessidade, lamenta o diretor do IFSC.

Na área da educação, o principal desafio para o futuro é a reestruturação do processo de ingresso nas carreiras do IFSC, que passa necessariamente por uma reestruturação da própria USP. Para Hernandes, é necessário que haja agilidade na atualização dos currículos de formação dos alunos e flexibilização de todo o processo, sem que com isso se pense em encerrar o vestibular, que seria um erro enorme. No entanto, a consequência dessa falta de reestruturação tem sido a evasão registrada na USP, que no IFSC tem sido bastante significativa: O que a USP e o IFSC devem fazer é permitir que, para além das vagas no vestibular, se criem outros mecanismos: por exemplo, convidar alunos de excelência para ingressarem em nossos cursos, que é um método que se pratica em algumas das mais importantes universidades do mundo. Esses convites podem ser feitos por avaliações em programas e escolas – como, por exemplo, nas olimpíadas ou através de nossa Escola de Física Contemporânea (IFSC). No nosso caso, os alunos ficariam um ano no IFSC e, de acordo com as avaliações ficariam efetivados como alunos, sublinha Hernandes. Para o diretor do IFSC, essas sugestões e ideias devem ser discutidas e colocadas como tema principal para que se chegue a um bom porto: Não dá para continuar a manter os cursos de bacharelado com um curriculum de conteúdo defasado e engessado, finaliza o docente.