22 de junho de 2011

IFSC recebe visitas de alunos do Ensino Médio diariamente

O programa “Universitário por um dia”, promovido pelo Instituto de Física de São Carlos e reestruturado neste ano de 2011, iniciou o ciclo de visitas deste semestre em maio e, desde então, o Instituto vem recebendo alunos do Ensino Médio assiduamente. Mais de 700 alunos já passaram pela Sala do Conhecimento, ambiente planejado especificamente para as aulas-show apresentadas, em visitas que tem acontecido praticamente todos os dias. A procura pelas visitas tem sido muito alta desde o início do ano, quando o contato entre a coordenação dos projetos e as escolas foi se consolidando, e no momento a agenda do programa está lotada até o fim de agosto, deixando o Instituto à espera de turmas oriundas de vários cantos do Estado de São Paulo, como Bauru, Piracicaba, Franca, Várzea Paulista e Praia Grande.

O projeto já é realizado há 10 anos, e por isso já é considerado uma tradição para toda a população da região, mas acaba de ser reformulado e oficialmente institucionalizado, o que significa maiores investimentos, maior mobilização de profissionais, o atendimento de um número muito maior de alunos e a disponibilização de toda a infraestrutura do IFSC. Os alunos podem, então, passar um dia inteiro como verdadeiros universitários, assistindo aulas, conhecendo os laboratórios e a biblioteca, almoçando no Restaurante Universitário e entrando, de fato, na dinâmica do mundo acadêmico.

A ênfase dada a programas deste tipo é de importância inestimável, pois estreita os laços entre a universidade e a população, mostrando aos alunos que já demonstram algum interesse na área como os profissionais trabalham, quais as oportunidades que a Física oferece e, sobretudo, que o acesso não é tão difícil como normalmente se pensa. O IFSC já tem conseguido atrair muitos novos talentos para os cursos de Ciências Exatas, não apenas com o programa Universitário por um Dia mas também com as Escolas de Física que oferece nas férias para alunos do Ensino Médio.

As visitas

Nas visitas, que duram um dia inteiro, os alunos têm a oportunidade de, primeiro, assistir a um vídeo que apresenta o Instituto de Física de São Carlos e a USP, explicando quais são os cursos disponíveis e quais são as oportunidades de trabalho oferecidas pela área, seguido de uma apresentação de todas as atividades de ensino e extensão do IFSC, ou seja, quais são as atividades e projetos oferecidos da Universidade diretamente à comunidade são-carlense.

Depois, os alunos assistem a aulas-show, apresentadas pelos técnicos dos laboratórios do Instituto, que explicam conceitos das áreas mais importantes da Física, como Mecânica, Eletricidade, Termodinâmica, Óptica, Magnetismo, etc. Essas aulas são oferecidas com equipamentos exclusivos desenhados com fins didáticos pelos próprios técnicos e construídos na Oficina Mecânica do IFSC.

Além disso, os estudantes também almoçam no Restaurante Universitário da USP e visitam os prédios do IFSC, conhecendo a biblioteca, os laboratórios e os departamentos.

Agendamentos

Os agendamentos de visitas podem ser feitos com até uma semana de antecedência – quando há disponibilidade – pelos professores responsáveis através do site do programahttp://www.lef.ifsc.usp.br/salaConhece/ e são inteiramente gratuitos. Os almoços e os materiais oferecidos durante a visita são cortesia da USP.

Ainda neste ano, o IFSC espera receber cinco mil alunos de todo o Estado. Participe!

Data: 22 de junho