15 de outubro de 2012

IFSC recebe os novos alunos

Alegria, entusiasmo, perspectiva, ansiedade, medo: esses sentimentos sempre se misturam na mente dos alunos recém-aprovados em cursos superiores, não importa em qual curso ou universidade estejam ingressando. Não foi diferente SRcom novos alunos dos cursos de graduação do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP).

Num misto de brincadeiras e movimentação de pais e alunos na sala 147 do prédio dos Laboratórios de Ensino de Física (LEF) para realização da matrícula, entre os dias 8 e 9 de fevereiro o IFSC recebeu os alunos aprovados na primeira chamada da FUVEST. Enquanto parte deles fazia sua matrícula, a outra participava da recepção, providenciada pelos veteranos do curso.

Jevair Norberto de Souza, mesmo enquanto realizava o curso técnico de tecnologia em produção sucroalcooleira, tinha vontade de lecionar. Sua persistência e dedicação- depois de uma tentativa mal sucedida no IFSC- levou-o a conquistar uma vaga no curso de Licenciatura em Ciências Exatas. “Eu já tinha prestado a prova para estudar aqui e não passei. Depois que concluí o curso de tecnólogo, resolvi fazer outra tentativa e consegui”, comemora o calouro.

A mãe, Lucilene, que o acompanhou para fazer a matrícula, não esconde a felicidade e confessa que sempre incentivou o filho em suas escolhas. “Não tive a oportunidade de estudar e ajudei meus filhos no que pude para que eles pudessem fazer faculdade. Procuro sempre ajudar, pois os estudos devem ser uma prioridade”, afirma.

Gabriela Romano Ulian, também aprovada na Licenciatura em Ciências Exatas, ainda não conseguiu digerir o que a espera. Com apenas 18 anos e vinda de Tabatinga (interior de São Paulo), conta que, desde pequena, tem vontade de lecionar. Sobre suas expectativas em estudar em uma das melhores universidades do país, ela diz que “não tem como explicar! É tudo muito novo! Dá uma sensação de liberdade e também um pouco de medo de estar vindo a uma nova cidade. Eu me perco fácil”, brinca.

Sobre o curso que iniciará em menos de um mês, ela conta que já olhou a grade curricular e acredita que fez a escolha certa e, em SR-3suas palavras, “se sairá bem”.

A matrícula, que durou da manhã da última quarta-feira até a tarde da quinta, foi bem movimentada, não só no IFSC, como em todas as Unidades do campus.

Depois da matrícula

Para o início das aulas, marcadas para 27 de fevereiro, já terá início a XIV Semana de Recepção aos Calouros da USP, que contará com atividades esportivas, diversas palestras, entrega de prêmios, visitas aos laboratórios de pesquisa, entre outras coisas.

No último ano, o IFSC recebeu o prêmio de melhor Semana de Recepção aos Calouros. Este, ganho por votação unânime, ficará exposto, durante um ano, no prédio do LEF.

Para ter acesso à programação da Semana, clique aqui.