18 de outubro de 2013

IFSC recebe delegação da University of Bath

Uma delegação da University of Bath, do Reino Unido, constituída por quatro docentes, visitou o IFSC nos dias 16 e 17 de outubro. Além de fazer a apresentação oficial da instituição britânica junto de nossos alunos e docentes, a delegação de Bath aproveitou a viagem para conferir os trabalhos de pesquisa que estão sendo realizados por três alunos seus que desenvolvem mestrados no IFSC. Fizeram parte da delegação inglesa o Diretor do Departamento de Física, Prof. Simon Bending, a Diretora de Ensino e Recursos, Dra. Frances Laughton e os Profs. Enrico Da Como e William Wadsworth.

Parte da tarde do dia 16 de outubro foi dedicada à apresentação oficial da universidade britânica, com ênfase para a Faculdade de Ciências, onde se inclui o Departamento de Física. Localizada a 200 quilômetros a oeste da capital do Reino Unido, Londres, a University Royal-crescent-aerial-bath-publico-300x228of Bath está inserida na antiga e histórica cidade com o mesmo nome, cercada por pequenas montanhas e rodeada de verde.

Dedicada às áreas das Ciências Exatas e Engenharias, a University of Bath incentiva os estudos na realização de pesquisas interdisciplinares, bem como a cultura e o esporte, que são considerados complementos importantes na formação acadêmica.

São cerca de 15 mil os estudantes que frequentam a University of Bath, sendo que 30% deles são oriundos de fora do Reino Unido. Mantendo links sólidos com cerca de sete mil empregadores que absorvem parte da mão de obra qualificada daquela universidade, os grandes destaques das pesquisas realizadas na Faculdade de Ciências são o desenvolvimento de novas drogas e os estudos sobre o câncer da mama. Além dos habituais quatro anos de curso de graduação, os alunos da University of Bath têm que cumprir mais um ano ao serviço de uma empresa, como complemento de seus cursos, além de executarem trabalhos de ordem comunitária na cidade, ao longo de todo o período acadêmico.

Quanto ao Departamento de Física da University of Bath, os destaques vão para as áreas da Física e Matemática/Física, com ênfase em Óptica, Fotônica, Nanociência e Materiais, entre outras, sendo que este departamento está classificado entre os cinco melhores do Reino Unido. Com tutoriais semanais durante os primeiros dois anos de curso e a inserção dos alunos na Sociedade Inglesa de Física, o Departamento de Física recebe, anualmente, cerca de 120 novos estudantes. Oitenta pesquisadores e um staff constituído por 30 funcionários complementam a estrutura humana deste departamento.IMG_1435

Na sua apresentação, Simon Blending, Diretor do Departamento de Física da Universidade de Bath, referiu que, além das boas relações institucionais que existem entre a University of Bath e o IFSC, existem grandes possibilidades para se alargarem e incentivarem as parcerias acadêmicas e científicas entre as duas instituições, até pela similaridade de projetos e de trabalhos científicos.

Nesta apresentação da University of Bath, o IFSC esteve representado institucionalmente pelo Vice-Diretor, Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Júnior e pelo Coordenador do Programa de Pós-Graduação e Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IFSC, Prof. Dr. Otavio Henrique Thiemann.

IMG_1440

(Na foto, a delegação da University of Bath junto aos alunos ingleses que estudam no IFSC)

Para mais informações sobre a University of Bath, clique AQUI. Para conhecer um pouco a cidade de Bath clique AQUI