24 de março de 2011

IFSC realiza I Conferência Nacional de Inovação em Óptica e Fotônica

Realizou-se ao longo de todo o dia 24 de março, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas (IFSC-USP), a I Conferência Nacional de Óptica e Fotônica, subordinada ao tema Em Busca de Soluções para os Problemas Brasileiros, onde foram discutidos diversos aspectos relacionados com as oportunidades e demandas tecnológicas nas áreas da saúde, telecomunicações, alimentos, fármacos, transportes, meio-ambiente, equipamentos educacionais e agropecuária, entre outros.

Na abertura do evento, que contou com a presença de Emerson Leal, Vice-Prefeito de São Carlos, representando Prefeito, coube ao Prof. Dr. Vanderlei Bagnato (Vice Diretor do IFSC) dar as boas vindas aos participantes, tendo enfatizado a forma como o IFSC segue as diretrizes do MCT – Ministério de Ciência e Tecnologia, principalmente no que concerne a Inovação Tecnológica, acreditando na capacidade do pesquisador em descobrir onde estão as necessidades reais da sociedade, da população, quer seja no âmbito de produtos tecnológicos, quer seja, ainda, na área de lazer.

Para o Vice- Diretor do IFSC existem demandas nacionais importantes que necessitam de respostas adequadas dos pesquisadores, mesmo antecipando a publicação de editais: O pesquisador tem que estar atento às necessidades do País, nas suas mais diversas áreas e a óptica tem sido a área que mais tem contribuído para o desenvolvimento de outras áreas de conhecimento. Assim, ara inovar temos que seguir o rumo da ciência e é por isso mesmo que estamos aqui hoje – sublinhou Bagnato.

O evento contou com a presença de diversos pesquisadores oriundos da USP, UFSCar, UNESP Araraquara, Embrapa, bem como de outros centros de pesquisa, de representantes da FAPESP, FINEP, BNDES, MCT, CNPq e da Prefeitura de São Carlos, estes últimos participando como palestrantes, de muitos empresários das áreas de óptica e fotônica, como foi o caso da empresa Opto, de São Carlos, e de diversos alunos pertencentes aos estabelecimentos de ensino superior da cidade de São Carlos.

O destaque da programação foi para a mesa redonda realizada no período da tarde, dedicada à área da Saúde, cuja discussão focou como incrementar a Inovação na Saúde e nas demais áreas de interesse para o País.

Este evento foi organizado pelo Grupo de Óptica do IFSC, em estreita colaboração e com apoio do INOF – Instituto Nacional de Óptica e Fotônica e do CEPOF – Centro de Pesquisa de Óptica e Ftônica, ambos sediados no IFSC-USP.

Rui Correia Sintra – Jornalista – Assessoria de Comunicação

Data: 24/03/2011