19 de novembro de 2013

IFSC pondera parceria com a ESPCI – Paris Tech

Tudo indica que o IFSC possa concretizar, em um futuro próximo, uma valiosa parceria com a ESPCI – École Superieur de Physique et de Chimie Industrielles de la Ville de Paris – Paris Tech.

A abordagem rumo a esta eventual parceria foi dada recentemente, quando o Prof. Costantino Creton visitou o IFSC, onde, além da visita que fez a toda a infraestrutura de nosso Instituto, observou também a forma como os alunos estagiários da Universidade de Bath (GB) estavam integrados nos intensos trabalhos laboratoriais e no relacionamento interativo com os pesquisadores do IFSC, o que levou o pesquisador francês a sugerir a parceria entre as duas instituições.

Creton é diretor de pesquisa do CNRS – Centro Nacional de Pesquisa Científica (França), diretor de Relações Internacionais e um dos responsáveis pelo Laboratório de Engenharia da ESPCI ParisTech, tendo criado, junto com outros pesquisadores de seu estabelecimento de ensino, o Grupo de Redes de Polímeros Macios, que incide sobre as propriedades mecânicas, dinâmicas e estrutura / propriedades da relação de materiais à base de polímeros LEANDRO300macios, tais como adesivos suaves , borrachas, etc.

Em sua rápida visita ao IFSC, Creton referiu que o caminho para essa relação institucional entre o nosso Instituto e a Paris Tech poderia ter a contribuição importante de Leandro Silva Pimenta aluno do IFSC (na foto) que está no 2º ano daquela escola superior francesa e que foi destaque em uma das brochuras publicadas pela ESPCI, podendo ser o elo de ligação, uma espécie de embaixador.

A ESPCI – Paris Tech

Desde sua fundação, a ESPCI ParisTech foi ganhando prestígio e status. Evoluindo de uma escola municipal estabelecida para capacitar gestores de produção industrial, ela alcançou o status de um grande instituto de ensino superior em ciência e engenharia, que recruta estudantes através do concurso mais seletivo na França – um exame em comum com a ESPCI325École Polytechnique e com as Écoles Normales Supérieures, um progresso caracterizado pelo foco que foi dado à excelência científica em ensino e pesquisa, hoje com o status de escola de classe mundial: a ESPCI ParisTech é também a única instituição de ensino superior cujos diretores pertencem à Academia Francesa de Ciências. Em 2010, pelo terceiro ano consecutivo, o Ranking Shanghai (Ranking Acadêmico de Universidades Mundiais, ARWU) colocou a ESPCI ParisTech na liderança entre as instituições de ciência e engenharia da França.

Como já referimos, na última BROCHURA da ESPCI constam as declarações de Leandro Silva Pimenta (aluno do IFSC), referindo que sua principal motivação em se juntar à ESPCI – ParisTech foi de abrir mais seus horizontes, numa perspectiva educacional aliada à prática: ou seja, na intenção de aliar a experiência educacional e acadêmica à área industrial, até para poder definir, no futuro, o seu rumo profissional.

Confira AQUI todas as informações sobre a ESPCI ParisTech.