2 de janeiro de 2012

IFSC poderá sediar novo Centro de Pesquisa

PetrobrasHá duas semanas, o pesquisador do Centro de Pesquisas da Petrobrás (Cenpes), Vinícius de França Machado, esteve no Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) para dar continuidade a uma conversa – em princípio, somente uma proposta-, que poderá resultar na criação de um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ressonância Magnética Nuclear (RMN) aplicada à Ciência do Petróleo, com o apoio integrado da Petrobras, FAPESP e CNPq.

Por intermédio do docente do IFSC, Tito José Bonagamba, com quem Vinicius tem mantido tais conversas e compartilhado ideias sobre a criação do novo Centro, o docente explica que a colaboração inicial -motivadora da ideia de criação do novo Centro- foi pela construção de uma sonda de RMN específica, para estudo de óleos, em condição de reservatórios, em alta pressão e temperatura (tudo relacionado às linhas de pesquisa de Tito). Enquanto o IFSC entra com a parte de instrumentação e técnicas avançadas de RMN, no Cenpes, os pesquisadores voltam-se à exploração do petróleo, utilizando-se, para isso, da técnica de RMN. “Agora, apresentamos uma nova vertente de pesquisa básica e aplicada, que envolve físicos experimentais e teóricos e que atuam nas áreas de RMN, relaxação dielétrica, física estatística e computação de alto desempenho, para ter uma proposta de pesquisa, diferenciada e inovadora na área de ciência do petróleo”, conta o docente.

Segundo Vinicius, a RMN é uma técnica experimental que perpassa várias áreas do conhecimento, muito importante para exploração, produção e refino do petróleo. “Nesse primeiro projeto que já realizamos juntos [IFSC e Cenpes], os resultados foram muito bons e mostram um potencial muito grande de cooperação, não só para Petrobrás, como para o próprio Instituto”, afirma o pesquisador.

Ainda de acordo com Vinicius, os protótipos, já construídos e finalizados no IFSC, têm trazido muitos benefícios ao Cenpes. “A participação dos alunos do IFSC, nesse projeto, abre mais possibilidades de estudo e uma maior aproximação com a indústria. Uma das funções da Universidade, em si, é trazer os alunos para indústria também”.

Tito complementa com a observação de que a parceria já estabelecida com o Cenpes gera novas opções de emprego para egressos fora do âmbito da academia, fato já ocorrido para alguns alunos do IFSC.

Se a ideia for, de fato, concretizada, e houver a criação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RMN aplicada à Ciência do Petróleo, este ficará sediado, em princípio, no próprio IFSC para, posteriormente, ser alocado no campus II da USP/São Carlos. Tito e Vinicius dizem que o acordo deve ser firmado, ainda, no primeiro semestre de 2012. “Depois dessa primeira frutífera conversa para apresentação de ideias, faremos a primeira proposta ao Cenpes muito em breve”, finaliza o docente.