22 de setembro de 2019

Com alunos empenhados: IFSC-JR está recomeçando do “zero”

Maior envolvimento dos alunos de graduação do IFSC/USP nos projetos e iniciativas levadas a cabo pela IFSC-JR, tendo em vista a sua participação em atividades empresariais e científicas, fomentando o surgimento de startups e agregando reputação para a empresa júnior e para os alunos do instituto.

Estes são, resumidamente, os objetivos primários da renovada identidade da IFSC-JR, formada e administrada por alunos dos cursos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) – Bacharelado em Física, Ciências Físicas e Biomoleculares, Física Computacional e Licenciatura em Ciências Exatas -, cuja proposta de negócio é realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias pautados pelos conhecimentos adquiridos nos cursos de graduação do instituto. Automação de laboratório é um exemplo de área de atuação sobre a qual se espera construir um sólido portfólio para a empresa.

Para ser capaz de trazer aos seus membros uma experiência mais leve e próxima do mundo real, a IFSC-JR tem procurado amadurecer, entendendo que tarefas, como administrar um projeto, são diferentes de tarefas técnicas ligadas diretamente à sua execução. A empresa júnior se propõe a tomar para si e para seus membros a responsabilidade de administrar projetos científicos, enquanto o desenvolvimento em si fica a cargo de terceiros – alunos com conhecimento avançado em eletrônica, por exemplo.

Entidade civil sem fins lucrativos, a IFSC-JR é constituída e gerida exclusivamente por alunos de graduação do Instituto de Física de São Carlos, prestando serviços e desenvolvendo projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas diversas áreas de atuação, sob a orientação de professores e profissionais especializados, sendo que, para os alunos, os benefícios de participarem de projetos se congregam na aplicação prática dos conhecimentos teóricos relativos à sua área de formação profissional específica;

Lorany Vitória: “O que estamos buscando fazer agora é desenvolver uma empresa júnior à altura do Instituto de Física de São Carlos”

Facilitar o ingresso dos estudantes no mercado profissional, por meio de uma rede de contatos estabelecida entre Universidade/Empresa, contribuir com a sociedade por meio de prestação de serviços para micros, pequenas e médias empresas, proporcionando um trabalho de qualidade e preços acessíveis, intensificar o relacionamento Universidade/Empresa e  desenvolver o espírito crítico, analítico e empreendedor do aluno, são os grandes objetivos delineados por Lorany Vitoria, ingressante na IFSC-JR, que agora constitui uma nova geração: “Hoje, um dos nossos objetivos é mostrar que o empreendedorismo é também uma possibilidade de carreira para estudantes de física. Além disso, participar de uma empresa júnior contribui para uma maior troca de conhecimento e experiências, dentro e fora do Instituto, uma vez integrada ao MEJ (Movimento Empresa Júnior), que promove eventos de interação entre as instituições de todo o Brasil”, pontua o jovem, acrescentando que, por vezes, o perfil de um empresário júnior é bastante almejado pelas empresas em alguns processos seletivos. “Uma empresa júnior é uma associação sem fins lucrativos sempre associada a, pelo menos, uma instituição acadêmica e, ao menos, a um curso de graduação. Ela é, para todos os efeitos, uma empresa dotada de CNPJ e conta bancária, só podendo ser composta por graduandos, sendo que é proibido por lei (por questões tributárias) que qualquer membro receba dinheiro da empresa, a menos que seja por situações bem específicas de ressarcimento. O dinheiro arrecadado por uma empresa júnior é comumente convertido em capacitação para os membros”, salienta Lorany, salvaguardando o fato de que se torna difícil conciliar uma atividade extracurricular, como é o caso de uma empresa júnior, com todo o processo do curso de graduação.

IFSC-Jr: Arthur Deponte (Diretor Administrativo) / Lorany Vitória (Diretora Comercial) / Pedro Palumbo (Diretor de RH)

“Sendo ingressante no instituto este ano, bem como na IFSC-JR, foi importante perceber que para ter uma boa experiência pessoal e um crescimento profissional durante a formação acadêmica é necessário que haja consciência e autoconhecimento. Acredito que planejar a graduação conforme a sua capacidade é fundamental, por mais que demande um ou dois anos além do período ideal, porque isso possibilita um melhor aproveitamento do que uma instituição do nível do IFSC/USP tem a nos oferecer, transformando e transmitindo ciência. Resta agora desenvolver uma empresa júnior à altura do Instituto e é isso que estamos buscando fazer”, pontua Lorany.

Não é apenas no papel que a IFSC-JR tem atualizado sua identidade, mas a empresa júnior tem buscado montar seu quadro social inteiramente com novos membros que vão definir seu futuro.

Completamente renovada, com um lote de objetivos riquíssimos e bem definidos, a IFSC-JR está aí, aberta a todos que desejem ter essa experiência.

Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP