26 de fevereiro de 2015

IFSC ganha prêmio em Cuba

Há quatro anos, em 2011, o docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Antonio Carlos Hernandes, oficializou um projeto de divulgação científica, iniciado em 2000 no Grupo Crescimento de Cristais e Materiais Cerâmicos (CCMC): o Laboratório de Difusão Científica (LaDiC). “O LaDiC é a materialização de um grande esforço de divulgação científica que realizamos por meio de nosso CEPID* de Materiais Cerâmicos, hoje Materiais Funcionais”, explica Hernandes.

Cuba-_bandeiraDos diversos frutos resultantes do projeto, que tem como objetivo principal a divulgação e difusão da ciência a alunos e professores do ensino médio de escolas públicas, deu-se início a uma parceria entre pesquisadores brasileiros e cubanos, iniciada em 2010, com o projeto intitulado “Desenvolvimento e avaliação de estratégias que visam estimular o ingresso de estudantes do ensino médio na carreira de física: um estudo nas cidades de São Carlos (Brasil) e Santiago (Cuba)”.

Dentre os diversos colaboradores desse projeto, que teve duração de dois anos (2010-2012), esteve a atualmente pós-doutoranda do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), Ariane Baffa**, colaboradora no LaDiC desde 2004. “Esse projeto conjunto foi financiado pela CAPES***, e teve como foco a aplicação de estratégias já desenvolvidas no LaDiC”, relembra Ariane.

No projeto, estudantes do curso de Licenciatura em Física da Universidad de Oriente (Cuba) foram diretamente envolvidos e uma das atividades de destaque foi a “Portas Abertas”, na qual estudantes do ensino médio cubano foram até a universidade para conhecer suas dependências, além do curso universitário de física, em si. “Essa atividade é similar à ‘Universitário por Um Dia [1Dia]‘, que é realizada aqui no IFSC desde 2000″, exemplifica Ariane.

Durante os dois anos de duração do projeto, Ariane, Hernandes e os colaboradores de Cuba, representados pelos docentes da Universidad de Oriente Juán Guillaron Lláser e Luis Manuel Méndez Pérez, desenvolveram e aplicaram diversas atividades em salas de aula nos dois países, e os resultados positivos atingidos mais tarde lhes renderiam o prêmio cubano no Balance de Ciencia, Innovación y Postgrado 2014, como trabalho de maior impacto no Ensino Superior. “É uma satisfação ver o resultado de um trabalho de pesquisa reconhecido. Dá-nos mais enAriane_Baffa-_Cuba-1ergia e motivação para continuar. Toda a equipe, cubana e brasileira, é grata ao governo cubano pelo reconhecimento”, declara Hernandes.

Lá e cá: o que muda?

De acordo com Ariane, a qualidade de ensino oferecida em Santiago e em São Carlos é muito parecida. Mas algumas diferenças podem ser notadas. Ariane conta que, embora possuam laboratórios nas escolas do ensino médio, os professores cubanos pouco os utilizam- em São Carlos, poucas escolas possuem tal infraestrutura. “Acabamos por sugerir diversas atividades que pudessem ser feitas nesses espaços, atividades que, inclusive, já realizávamos no LaDiC”, conta Ariane.

Com a aplicação de atividades já realizadas no LaDiC, foi feito um trabalho metodológico em conjunto com os professores do Departamento de Física da Universidad de Oriente em relação a conceitos de física ensinados nos cursos sobre os quais os alunos mais têm dúvidas. Com um mapeamento prévio em mãos, os pesquisadores criaram metodologias que facilitassem a compreensão dos conceitos.

Sobre o prêmio concedido pelas autoridades cubanas aos pesquisadores cubanos e brasileiros, Ariane acredita que o mérito do trabalho- e responsabilidade pelo prêmio- tenha sido o envolvimento de estudantes de diversos níveis de ensino (fundamental, médio e universitário).

A atual pesquisa de Ariane, realizada na Saarland University (Alemanha)****, tem como tema o estudo da argumentação científica na formação inicial de professores de ciências. Mesmo a distância, ela ainda colabora com projetos do LaDiC. Sua experiência internacional certamente será de grande valia para dar continuidade ao crescimento do Laboratório que, sem dúvidas, tem um papel importante no despertar de futuros cientistas.

Imagem concedida pela assessoria de comunicação do CCMC

*Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão Científica

**Ariane é supervisionada pela docente do IQSC, Salete Linhares

***Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior