31 de agosto de 2012

IFSC ganha mais um destaque em competição internacional

Criado em 2003, o Imageclef é um evento internacional que lança desafios, anualmente, para a comunidade mundial envolvida com a área de reconhecimento de padrões.

ImageclefNa edição de 2011, o docente do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Odemir Martinez Bruno, e sua equipe de pesquisadores, conseguiram alcançar a primeira colocação na categoria de reconhecimento de plantas – inaugurada em 2010, no evento.

Em 2012, a boa classificação da equipe se repetiu. Na classificação geral, na qual mais de 20 equipes internacionais foram classificadas, a equipe de Odemir ficou em 3º lugar, mas no modo de identificação através de fotografias manteve a primeira colocação, já alcançada no ano passado. “Nossa equipe trabalha mais em microscopia ou escâner. Não trabalhamos com fotografia diretamente, pois não é nossa especialidade, mas decidimos investir um pouco nisso, somente para poder participar da competição”, explica o docente, referindo-se à participação de sua equipe no Imageclef, em 2011, quando alcançaram o 1º lugar na classificação geral.

A equipe de Odemir, composta pelos doutorandos Dalcimar Casanova, Wesley Nunes Gonçalves e João Batista Florindo, desenvolveu métodos específicos para análise de imagens fotográficas. A base de dados foi gerada por botânicos europeus, na maior parte da sociedade francesa de botânica, fazendo-se o registro fotográfico por câmeras de celular, fotografando as folhas de plantas. “Isso é algo completamente diferente do que fazemos na pesquisa, pois a fotografia não traz precisão nem extrai informações necessárias para identificação de uma espécie. Portanto, precisamos dedicar muito tempo e energia a essa atividade, inédita para nossa equipe”, conta o docente.

No entanto, Odemir faz questão de ressaltar que tal atividade acabou fazendo com que a equipe trabalhasse sobre uma nova possibilidade. “Isso pode abrir horizontes para novos projetos”.

De 17 a 20 de setembro deste ano haverá uma conferência do Imageclef, em Roma (Itália), da qual um dos integrantes da equipe de Odemir – Wesley Gonçalvez – participará. De acordo com a descrição enunciada no site da conferência (…) esta será uma oportunidade de discutir uma ampla gama de questões em áreas de avaliação multilíngue e multimodal de acesso à informação, e um conjunto de laboratórios e workshops serão destinados a testar diferentes aspectos em outras linguagens de sistemas de recuperação de informação(…).

A conferência reunirá alguns participantes do Imageclef para apresentar seus trabalhos e trocar ideias. Para Odemir, as perspectivas são boas.

Para saber mais sobre o Imageclef e sobre a premiação da equipe de Odemir Bruno, clique aqui.