21 de novembro de 2013

IFSC é destaque no “Ensinar com Pesquisa”

O programa Ensinar com Pesquisa é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da Universidade de São Paulo (USP), que tem como objetivo principal o apoio a projetos de iniciação científica com temáticas voltadas ao aperfeiçoamento e qualificação dos estudantes nas várias áreas do conhecimento.

USP-logoCom o objetivo de divulgar os resultados alcançados por este programa, a PRG idealizou um portal para hospedar vídeos sobre os projetos desenvolvidos nas diversas unidades da USP, que foram selecionadas pelas respectivas Comissões de Graduação. No caso do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), a Comissão de Graduação (CG) indicou o projeto “O clube de ciências como instrumento de ensino para alunos do ensino público”, desenvolvido pelo aluno do curso de Licenciatura em Ciências Exatas, Robson Santos Silva, e supervisionado pelas docentes Nelma Regina S. Bossolan e Leila Maria Beltramini, e pela educadora Gislaine Gomes da Costa.

Em 17 de outubro, houve uma cerimônia de apresentação de todos os vídeos selecionados e, na ocasião, o vídeo indicado pela CG do IFSC recebeu uma menção honrosa por estar entre os melhores classificados.

Sobre o projeto

“O clube de ciências como instrumento de ensino para alunos do ensino público” foi desenvolvido em 2011 e é uma das linhas de atividade da Coordenadoria de Educação e Difusão Científica do Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural (CBME), do Instituto Nacional de Biotecnologia e Química Medicinal em Doenças Infecciosas (INBEQMeDI) e do Centro de Inovação em Biodiversidade de Fármacos (CIBFar).

Os grandes tópicos inseridos dentro dos projetos desenvolvidos na Coordenadoria em questão são relacionados, principalmente, à educação, e, durante os dez anos de sua atuação, a Coordenadoria já produziu grande número de recursos didático-pedagógicos utilizados para educação em ciências.

Um dos destaques vai para o Espaço Interativo, no qual são oferecidas visitas monitoradas a alunos e professores da cidade e região. O Espaço possui uma equipe dedicada à educação e difusão científica na área de Biologia Estrutural e Biotecnologia. Sobre esse ponto, vale também destacar o Clube de Ciências, inaugurado em 2007, e que tem o objetivo principal de reunir alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas para o aprendizado, além de despertar o interesse destes alunos pela ciência de maneira atraente e prazerosa, através de atividades experimentais, lúdicas e interativas.

Para assistir à apresentação mais detalhada sobre os projetos mencionados, clique aqui.