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16 de julho de 2014

Criada comissão com compromisso de aproximação ao Terceiro Setor

O Diretor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), Prof. Tito J. Bonagamba, oficializou no último dia 17 de junho a criação da Comissão de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Científica e Tecnológica (CICT). A CICT terá como objetivo estimular, organizar e consolidar as atividades de pesquisa básica (teórica e experimental) e aplicada realizadas em nossa Unidade.

Criação de opções de emprego aos alunos fora da academia

Os esforços que se concentram neste projeto podem resultar em Desenvolvimento e LABORATORIOINDUSTRIA225Inovação Científica e Tecnológica, com a finalidade de permitir que essas atividades possam trazer novas perspectivas de pesquisa aos nossos docentes, em colaboração com o Terceiro Setor*, com a vital participação dos nossos alunos de graduação, de preferência dentro de suas atividades de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso ou estágio supervisionado, e de pós-graduação, envolvendo seus projetos de Mestrado e Doutorado, proporcionando perspectivas de:

i) emprego aos nossos egressos fora da academia;

ii) consolidação da Física como área de conhecimento fundamental para o desenvolvimento tecnológico do Brasil; e

iii) financiamento à pesquisa fora do sistema tradicional de fomento (FAPESP, CNPq, CAPES, etc).

Adicionalmente, deverá oferecer propostas de aperfeiçoamento à preparação dos nossos alunos para essas atividades, incluindo o estímulo ao empreendedorismo, sem grandes modificações em nossos cursos de graduação e pós-graduação, envolvendo todos os cursos oferecidos pelo IFSC/USP.

Desse modo, a proposta da CICT preserva o caráter puramente acadêmico do IFSC/USP, sem a necessidade de criação de Mestrados Profissionais ou criação do curso de Engenharia Física, já que no seu formato natural de atuação o IFSC/USP é reconhecido pela comunidade científica em função das suas excelentes contribuições de longa data na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Científica e Tecnológica. Para implementar essas atividades de colaboração com o Terceiro Setor e mais bem preparar nossos alunos de graduação e pós-graduação, a CICT deverá sugerir o oferecimento de disciplinas estratégicas, obrigatórias ou optativas.

A CICT deverá também propor estratégias de busca para o estabelecimento de colaborações apropriadas, estimulando a participação ativa dos coadjuvantes do Terceiro Setor nas atividades de pesquisa propostas.

Essas ações induzirão uma aproximação estratégica da nossa comunidade ao Terceiro Setor, permitindo que a comunidade fora da academia possa colaborar eficientemente com nossos docentes e absorver nossos egressos, de preferência mantendo os laços científicos com seus orientadores. Isso criará excelentes oportunidades aos nossos alunos, incluindo aqueles que não optaram pela carreira acadêmica, mas que são bem formados e criativos e, certamente, teriam sucesso como profissionais de física fora do ambiente tradicional de atuação até agora desprestigiado pela nossa comunidade.

A CICT procurará também apoiar a empresa IFSC Jr., oferecendo oportunidades de atividades conjuntas. Assim, essas atividades terão, apesar de já serem rotineiras em nossa Unidade, um caráter mais institucional, com apoio do Setor de Convênios do IFSC/USP, da Agência USP de Inovação, das Comissões de Pesquisa, Graduação, Pós-Graduação e Cultura e Extensão, e das Pró-Reitorias da USP. Agindo dessa forma, o IFSC/USP fará pequenas alterações em seus cursos e atividades de pesquisa, mas oferecerá excelentes oportunidades de pesquisa aos seus alunos e docentes, além de atrair o Terceiro Setor para colaborações em temas bem escolhidos, dando mais um passo inovador. Essa aproximação com o Terceiro Setor permitirá que ele conheça melhor a capacidade dos profissionais de física para atuar em suas dependências, ampliando as chances de absorção dos nossos egressos fora da academia e consolidando a Física como área do conhecimento fundamental para o desenvolvimento tecnológico do Brasil.

Algumas ações iniciais da CICT:

1) Coletar e divulgar dados sobre os resultados do IFSC/USP na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Científica e Tecnológica, consolidando essas informações em um documento a ser utilizado para ampla divulgação;

2) Entrevistar e coletar informações** sobre os egressos do IFSC/USP que atuam fora da academia, documentando-as no formato de reportagens feitas pela Assessoria de Comunicação do IFSC/USP e pelo Programa Alumni/IFSC, consolidando essas informações em documentos a serem utilizados para ampla divulgação;

3) Organizar Workshops com egressos do IFSC/USP que desenvolvem atividades fora da academia, podendo contar com o apoio do Programa Alumni/IFSC para essa finalidade. As informações compiladas sobre suas atividades fora da academia deverão ser organizadas em documentos a serem utilizados para ampla divulgação;

4) Apresentação de todas as linhas de pesquisa do IFSC/USP para empresas ou associações de empresas estrategicamente selecionadas, tanto no âmbito das empresas ou suas associações, quanto em nossa Unidade, com visitas organizadas aos nossos Grupos de Pesquisa;

5) Aproximação estratégica aos alunos do Ensino Médio, com Palestras de Docentes do IFSC/USP, apresentando o Instituto e suas linhas de pesquisa tradicionais e de inovação, incluindo os dados coletados nas atividades 1, 2, 3 e 4 acima propostas, atuando, por exemplo, nos seguintes âmbitos:

i) Escolas Públicas e Privadas;

ii) Escola de Física Contemporânea do IFSC/USP;

iii) Olimpíadas de Física;

iv) Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da Universidade de São Paulo;

v) Catálogo “USP e as Profissões”;

vi) Feira de Profissões da USP;

vii) Guia do Estudante: Profissões e Universidades;

viii) Programas do IFSC/USP: “Universitário por um dia” e “Cientista do Amanhã”;

O mesmo procedimento poderia ser adotado com alunos que já ingressaram na Universidade e que afirmam que gostariam de estar cursando física, mas escolheram outras carreiras, por influência Logo_IFSC20_Portugus-225familiar ou financeira. Devemos trazer cuidadosamente esses alunos para nossa Unidade, usando os argumentos acima apresentados sobre perspectivas de emprego fora da academia.

6) Acompanhar as chamadas das agências de fomento para apoio às atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Científica e Tecnológica, incluindo, por exemplo: EMBRAPII, FINEP, FAPESP (PIPE, PITE), MCTI, CNPq, etc.;

7) Captar recursos fora do sistema tradicional de fomento (FAPESP, CNPq, CAPES, etc);

8) Sugerir continuamente propostas de aperfeiçoamento aos procedimentos que visem agilizar o estabelecimento de colaborações com instituições externas ao meio acadêmico;

9) Preparar a participação do IFSC/USP para os próximos Encontros Nacionais de Física na Indústria, organizados pela Sociedade Brasileira de Física (SBF);

10) Preparar a participação do IFSC/USP para os próximos Industrial Physics Forums, organizados por várias instituições, incluindo, por exemplo, American Physical Society, American Institute of Physics e International Centre for Theoretical Physics;

11) Organizar um programa de seminários no IFSC/USP envolvendo, por exemplo: i) projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Científica e Tecnológica, ii) questões legais sobre o tema, iii) empreendedorismo, iv) ações de empresas públicas e privadas, v) ações de agências de fomento, vi) ações governamentais, etc., de modo a promover reflexões e estímulos a essas atividades na Unidade;

12) Propor a criação do Núcleo de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Científica e Tecnológica – NICT, junto à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP;

13) Estimular nossos alunos e egressos a inserirem seus perfis em redes de negócios, de modo a divulgar suas habilidades profissionais, apresentando os Físicos como alvos de interesse para a Terceiro Setor;

Vide Portaria sobre a criação da CICT, na íntegra, clicando AQUI.

*Entendendo como Terceiro Setor nessa Portaria todas as iniciativas produtivas e de pesquisa, desenvolvimento e inovação científica e tecnológica, públicas ou privadas, realizadas fora da Academia, incluindo indústrias, empresas e instituições inovadoras, bem como suas entidades representativas, incluindo também escolas, bancos, hospitais, etc.

**Dados da pesquisa: faixas salariais, porte das empresas, linhas de pesquisa, grau de satisfação, interesse em colaborar com o IFSC/USP, etc.

Assessoria de Comunicação

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Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
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