8 de janeiro de 2014

IFSC alcança destaque internacional

Os trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores e docentes do IFSC no decurso do ano 2013 resultaram numa exposição positiva da imagem da Instituição e na disseminação sao-paulodos resultados de inúmeros trabalhos inovadores realizados nos laboratórios de nosso Instituto, no ano que findou: grande parte desses trabalhos farão parte integrante de um livro que está sendo elaborado pela Diretoria do IFSC, que espelha o quanto o Instituto fez em prol da sociedade, tendo como parâmetros, nessa publicação, o período compreendido entre os anos de 2010 e 2014.

Sendo certo que o IFSC tem conquistado, ao longo do tempo, uma atenção crescente das mídias local, regional e nacional, tornou-se igualmente notório que a mídia internacional tem, gradativamente, voltado sua atenção para o IFSC, atingindo-se um índice informativo apreciável sobre o trabalho que se fez no nosso Instituto, principalmente em 2013.

Nos últimos dias de 2013 promovemos uma pesquisa tanto quanto possível atenta sobre o número e a qualidade das matérias que suscitaram um maior interesse da imprensa internacional generalista, com um resultado encorajador para o IFSC: muitas notícias foram veiculadas por mídias sediadas nos continentes europeu, americano (norte e sul), africano e asiático, este último constituindo uma surpresa.

Dos temas mais abordados, os destaques foram, por ordem decrescente: A Arma Inteligente (3), Novo Método para Diagnóstico de Leucemia (2) e Novo Biossensor Detecta Pesticida na Água e em Alimentos (1). Por outro lado, algumas matérias relacionadas à Óptica e Fotônica do IFSC constituíram outro destaque que não pode ser omitido.

No capítulo dedicado à matéria A Arma Inteligente, coube à TVI – TELEVISÃO INDEPENDENTE (PORTUGAL) fazer um destaque escrito em seu site. Todavia, os portugueses também manifestaram interesse pela matéria dnNovo Método para Diagnóstico de Leucemia, nomeadamente através do site ZAP , bem como por intermédio do prestigiado jornal de âmbito nacional DIÁRIO DE NOTÍCIAS . Esta matéria não despertou apenas o interesse dos europeus, já que no Peru o tema também foi destaque no site PERU.COM, bem como em África, através do jornal DIÁRIO ANGOLANO.

Já no que diz respeito ao tema Novo Biossensor Detecta Pesticida na Água e em Alimentos, esse parece ter sido o que despertou um maior interesse na mídia internacional. Além de órgãos de informação pertencentes a países mais desenvolvidos, localizados nos continentes europeu e americano, a matéria suscitou o interesse de grandes mídias asiáticas, certamente por ser um tema de interesse particular para as políticas agrícolas locais, onde a agricultura familiar e corporativa ainda predomina.

Assim, e começando pelos EUA, a matéria foi veiculada no MIAMI – USA, bem como no TRUTHOUT e no ADN – DISCOVERY (em idioma espanhol), enquanto no Canadá a mesma matéria foi postada no INNOVATION TORONTO. Já na América do Sul e América Latina, o tema suscitou o interesse no México, através do site INFO 7, bem como no Peru, por intermédio do portal CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Na Europa, o GIZMAG, do Reino Unido, abordou esse assunto, tendo acontecido o mesmo na França, através do portal INFOHIGHTECH.

Xinhua-News-Agency-Times-Square-LED-BillboardFinalmente, vamos ao destaque dado para esta matéria pela mídia asiática. Na China, o tema foi difundido nacionalmente pela agência governamental chinesa XINHUA, tendo sido publicado no CHINA.ORG, (em idioma espanhol) e no IOT CHINA (dois dos portais locais mais lidos), enquanto no Vietname o referido trabalho do IFSC – UFMT foi noticiado pelo VIETBAO24H, KKS e CITY NEWS – VIETNAM.

Também uma chamada especial na atenção que foi dada pela mídia internacional sobre o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Óptica do IFSC, nomeadamente através do DIGITAL EDUCATION, do Reino Unido, do PR WEB, FREENEWSPOS e USA TODAY , todos dos Estados Unidos, bem como uma interessante entrevista do Prof. Vanderlei Salvador Bagnato, abordando aspectos da ciência no site MÁS CIÊNCIA, do Chile.

Sabe-se o quanto se torna difícil monitorar matérias jornalísticas publicadas nas mídias eletrônicas, principalmente devido à sua rápida disseminação por portais, blogs e microblogs, que geram, por sua vez, milhares de palavras-chave. Todavia, essa multiplicidade de difusão torna-se benéfica: em primeiro lugar, para o objeto da divulgação – seja ele personalidade ou instituição -, e em segundo lugar (e principalmente) para o público que, sem qualquer tipo de barreira – de forma completamente livre -, consegue acessar as informações de forma rápida e gratuita.