23 de março de 2022 - 14h00 - Canal Youtube

IEA/USP – “Cátedra Alfredo Bossi de Educação Básica” realiza primeiro encontro de 2022

No dia 23 de março, às 14h, ao Instituto de Estudos Avançados (IEA/UAP) realiza o primeiro encontro de 2022 da “Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica”. Neste encontro serão abordadas as políticas de ação afirmativa na educação, com a ampliação de análises e debates com personagens envolvidos na área — professores, pesquisadores das relações étnicas no Brasil, equipes técnicas e formuladores de políticas públicas.

Segundo os curadores, é preciso considerar um “contexto marcado por retrocessos nas políticas reparatórias no campo da educação e outros equívocos que ainda persistem sobre as cotas raciais”.

Com esta perspectiva, o debate tratará da tramitação dos projetos de lei de revisão da Lei de Cotas (12.711/2012) no Congresso Nacional, recebendo o propositor e relator de um dos projetos de lei.

O estado atual das pesquisas sobre ação afirmativa no ensino superior brasileiro também será contemplado, com a presença do presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.

Palestrantes convidados para este encontro virtual:

*Bira do Pindaré (Deputado – PSB-MA)
*Cleber Santos Vieira (Pesquisador e presidente da ABPN)
*Paulo Vinicius Baptista da Silva (Superintendente de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade da UFPR)

Curadores:
André Lázaro, Ivanilda Amado Cardoso e Marcelo Tragtenberg (Colaboradores da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica)

Para assistir a este evento, clique AQUI.

Para ler a ementa completa, acesse o link AQUI.