19 de abril de 2016

I Workshop on Porous Media

Realizou-se nos dias 16 e 17 de abril, nas instalações do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o I Workshop on Porous Media, um evento científico que foi coordenado pelo docente e pesquisador de nosso Instituto, Prof. Tito José Bonagamba, que iniciou os trabalhos com a palestra intitulada “The importance of Industrial Science”.

WORK1

Na sequência, foram palestrantes Mathias Bernhard Steiner (IBM), com o tema “Wetting phenomena at the nanoscale”; Rodrigo Neumann Barros Ferreira (IBM), que dissertou sobre “Morphological analysis of digital rock samples”; Mariane Barsi Andreeta (IFSC/USP), que abordou o tema “Topological study of porous media through mCT imaging and complex networks”; Roberson Saraiva Polli (IFSC/USP), que apresentou “Study of reservoir rocks acidification process by NMR and X-ray Microtomography”; Éverton Lucas de Oliveira (IFSC/USP), que falou sobre “Nuclear spin diffusion in porous media – a computational approach of NMR” e Rodrigo de Oliveira Silva (IFSC/USP), que apresentou o tema “NMR study of Brazilian siliciclastic reservoir analogues rocks”.

Contribuíram ainda com palestras, Elton Tadeu Montrazi (IFSC/USP), que dissertou sobre “One-dimensional T2-filtered T2xT2 NMR exchange experimente”; Sylvia Mueni Mutisya (UFABC), que apresentou o tema “Simulated NMR analysis of brine confined in calcite slit pores” e Willian Andriguetto Trevisan (CENPES & IFSC/USP), que explanou o tema intitulado “Probing actual pore sizes downhole using restricted diffusion.

WORK2

18 de abril de 2016

I Workshop on Porous Media

Nos dias 16 e 17 de abril, a partir das 09h, realizou-se na Sala Celeste do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) o I Workshop on Porous Media.

Além de visitas laboratoriais, os participantes desse encontro assistiram a palestras envolvendo fenômenos em nanoescala, difusão de spin nuclear em meios porosos, análise morfológica de amostras de rochas digitais, bem como tamanhos de poros em fundo de poços, entre outros tópicos envolvendo a área de Ressonância Magnética Nuclear (RMN).

As apresentações foram ministradas pelos pesquisadores Mathias Bernhard Steiner (IBM), Éverton Lucas de Oliveira (IFSC/USP), Mariane Barsi Andreeta (IFSC/USP), Rodrigo Neumann Barros Ferreira (IBM), Roberson Saraiva Polli (IFSC/USP), Rodrigo de Oliveira Silva (IFSC/USP), Elton Tadeu Montrazi (IFSC/USP) e Willian Andriguetto Trevisan (Cenpes/Petrobras).

A programação completa deste workshop, um evento que foi coordenado pelo Prof. Dr. Tito José Bonagamba (IFSC/USP), pode ser conferida AQUI.