21 de novembro de 2012

I Encontro Regional dos Membros Afiliados da ABC/SP

Decorrerá nos dias 29 e 30 de novembro, no Auditório Wilson de Souza Lopes, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Rua Piaui, 143, 11º andar – Consolação, São Paulo), o I Encontro Regional dos Membros Afiliados da ABC/SP, um evento gratuito e aberto ao público, que contará com apresentações científicas de todos os afiliados e duas mesas redondas, das quais participarão lideranças acadêmicas nacionais, discutindo temas atuais e de interesse geral.

Este I Encontro Regional dos Membros Afiliados da Academia Brasileira de Ciências do Estado de São Paulo foi idealizado com o objetivo de promover a integração transdisciplinar entre as diferentes áreas do saber, representadas pelos membros afiliados da ABC de São Paulo, e o intercâmbio de experiências com os membros seniores da ABC, presenças fundamentais para o sucesso da reunião.

Os destaques da programação são:

No dia 29/11, 5a feira, das 16h às 18h30, haverá a primeira mesa redonda, subordinada ao tema Integridade Científica. O mediador será o membro afiliado da ABC, Hamilton Varela, e os debatedores serão Elizeu Coutinho de Macedo (Mackenzie), Fernando Galembeck (Grupo de Estudos sobre Ética em Ciência, membro titular da ABC), Luiz Carlos Dias (Coordenador de Área Capes, IQ/Unicamp, membro titular da ABC) e Roberto Gomes S. Berlinck (IQSC/USP).

No dia 30/11, 6a feira, das 14h30 as 16h30, realiza-se a segunda mesa redonda, subordinada ao tema Desafios e Oportunidades em Ciência, Tecnologia e Inovação. O mediador será o membro afiliado da ABC, Adriano D. Andricopulo e os debatedores serão o presidente do CNPq e membro titular da ABC, Glaucius Oliva; o vice-presidente da ABC Hernan Chaimovich (IQ-USP/Fapesp) e o membro titular da ABC, José Eduardo Krieger (Incor HC- FM/USP).

A comissão organizadora deste Encontro é composta por: Adriano D. Andricopulo (IFSC-USP); Antônio José da Costa Filho (FFCLRP-USP); Carlos Eduardo Pellegrino Cerri (ESALQ-USP); Hamilton Varela (IQSC-USP); Paulo Sergio Boggio (Mackenzie); Thiago Mattar Cunha (FMRP-USP); Valtencir Zucolotto (IFSC-USP).