5 de março de 2013

Daniel Kleppner é Professor Honorário do IFSC

Na noite da última sexta-feira, 1º de março, realizou-se o encerramento do Symposium Honoring Prof. Daniel Kleppner, realizado no auditório do IFSC “Prof. Sérgio Mascarenhas”.

HOM7

Depois de cinco dias de atividades e da participação de um lato conjunto de convidados especiais que ministraram palestras a um público diário superior a 300 pessoas, o Prof. Daniel Kleppner foi homenageado por autoridades científicas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e de outras importantes instituições.

Entre os presentes para prestigiar o homenageado estiveram diversos cientistas laureados com Prêmio Nobel, como foram os casos dos professores William Phillips (Nobel em Física 1997 – Estados Unidos), Eric Cornell (Nobel em Física 2001 – Estados Unidos), Dudley Herschbach (Nobel em Química 1986 – Estados Unidos), e ainda Serge Haroche e David Wineland, vencedores do Prêmio Nobel de Física 2012, sendo que ambos, inclusive, ministraram palestras e debates sobre os estudos e pesquisas recentes desenvolvidas por Daniel Kleppner.

Sobre Daniel Kleppner, Aroche declarou que “ele é um cientista de muita imaginação, mente crítica e uma visão muito bela sobre a ciência. Ele está interessado em problemas científicos gerais e em divulgar a ciência para o público em geral”. Aroche considerou-se ser uma pessoa de sorte por ter um amigo como Kleppner. “Eu o conheço há 40 anos, nossas esposas e filhos são amigos, também. Então, além de bons amigos, temos interações na física. Nunca trabalhamos diretamente juntos, mas nos visitamos muito e trocamos muitas ideias sobre pesquisas em física. Estou muito feliz por ter participado dessa homenagem a ele”.

homenagem

Por sua vez, Wineland disse que nunca trabalhou com Kleppner, mas relembra que quando começou sua graduação, em Harvard, não sabia qual assunto mais o interessava em física. “Nessa época, tive contato com os artigos científicos escritos por Daniel e eles se tornaram um modelo para mim, de como se escrever um artigo científico. Por muito tempo, Dan foi conhecido como o ‘senhor física atômica dos EUA’, porque ele era um grande representante desse campo de pesquisa”.

A cerimônia de encerramento em homenagem a Kleppner teve início pelas 18 horas, com a mesa de honra formada pelo Prefeito de São Carlos, Paulo Altomani, o Presidente do CNPq, Glaucius Oliva, Pró-Reitor de Pós-Graduação da USP, Vahan Agopyan, Pró-Reitor de Pesquisa da USP, Marco Antonio Zago e pelos docentes do IFSC/USP, Vanderlei Salvador Bagnato, proponente da cerimônia, e Osvaldo Novais de Oliveira Jr., Vice-Diretor do IFSC e Presidente da Congregação.

A cerimônia foi aberta por Osvaldo Novais, que saudou o homenageado, tendo-lhe entregado a Medalha de Honra e o Título de “Professor Honorário do Instituto de Física de São Carlos”. Logo depois, foi a vez do prefeito, Paulo Altomani, entregar a Daniel Kleppner uma placa de homenagem, em nome do município.

Finalmente, Vanderlei Bagnato também discursou em homenagem a Daniel Kleppner, exaltando a contribuição científica do pesquisador ao redor do mundo e, especificamente, ao próprio IFSC.

Antes do fim da cerimônia, os docentes e fundadores do IFSC, Sérgio e Yvonne Mascarenhas entregaram um buquê de flores à esposa de Daniel Kleppner, Beatrice Kleppner.

Confira abaixo algumas fotos do evento:

HOM1

HOM2