20 de março de 2015

História e atividades da IBM Research – Brasil

Ulisses_250Na mais recente edição do Colloquium diei, que aconteceu na manhã do dia 20 de março, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Física de São Carlos, o Prof. Ulisses Thibes Mello, atual Diretor da IBM Research – Brasil – IBM Distinguished Engineer, ministrou a palestra História e atividades da IBM Research – Brasil, uma iniciativa inserida em mais uma ação da Comissão de Inovação Científica e Tecnológica do IFSC/USP – CICT, que promove o tema Ciência na Indústria no IFSC.

Em sua apresentação, Ulisses discutiu a história da instalação do Centro de Pesquisas da IBM no Brasil nesses últimos cinco anos, tendo também abordado as áreas-foco do laboratório (recursos naturais, computação cognitiva, sistemas de engajamento e tecnologias industriais).

Além disso, o docente descreveu, sumariamente, os principais objetivos da IBM em algumas áreas, como, por exemplo, inversão sísmica, análise de dados de media social, otimização estocástica aplicada à mineração e nanotecnologia aplicada à recuperação de hidrocarbonetos.