22 de abril de 2015

High-accuracy numerical methods in classical field theories

Em mais uma edição do programa Café com Rodrigo_Macedo_250Física, que aconteceu no dia 22 de abril, pelas 16h30, na Sala Celeste do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), o Prof. Dr. Rodrigo Macedo, da Friendrich-Schiller-Universität Jena, Alemanha, ministrou a palestra High-accuracy numerical methods in classical field theories, onde discutiu os métodos pseudo-espectrais capazes de proporcionar taxa de convergência exponencial, quando problemas subjacentes admitem soluções regulares.

O Prof. Rodrigo tem graduação em bacharelado e licenciatura em física, pela Universidade de São Paulo, e doutorado, também em física, pelo Max Planck Institute, Alemanha. Atualmente é pós-doutorando em um grupo de pesquisa sobre relatividade numérica da Friendrich-Schiller-Universität Jena, atuando com emissão de ondas gravitacionais, estudo de horizontes dinâmicos em espaços tempos radioativos e métodos espectrais.