28 de novembro de 2019

HEP-Seminar: Marcus Rodrigues (IFSC/USP) profere seminário

O aluno do IFSC/USP, Marcus Rodrigues, proferiu um seminário no programa High Energy Physics, ocorrido no dia 28 de novembro, nas instalações de nosso Instituto.

Subordinado ao tema Liberdade assintótica na seção de choque elétron-pósitron em hádrons, Marcus pontuou que diversos aspectos da Cromodinâmica Quântica (QCD) são testados em uma análise quantitativa da seção de choque elétron-pósitron em
hádrons, a saber, a carga elétrica fracionária dos quarks, o número de cores e o acoplamento forte.

Por meio do teorema óptico, essa seção de choque pode ser expressa em termos da parte imaginária da função de polarização hadrônica do vácuo que, para energias suficientemente altas, pode ser calculada perturbativamente.

Ao longo de sua apresentação, Marcus explorou os cálculos em Next-to-Leading Order para a seção de choque e^+e^- em hádrons com o auxílio de integrais mestras para, no fim, realizar determinações para o acoplamento forte em diferentes regiões de energia, tendo justificado e comprovado a verificação da liberdade assintótica do acoplamento, conforme prevista pela função beta da QCD.