12 de julho de 2013

Pesquisa sobre geração de energia a partir de ondas do mar

Pesquisadores de várias instituições de São Carlos estão se organizando para iniciar estudos sobre as particularidades e futuras aplicações da geração de energia a partir das ondas do mar, principalmente para a produção de energia elétrica.ondas

Esse interesse comum já originou encontros e debates, como aquele que aconteceu em junho último, organizado pelo coordenador de projetos do Instituto de Estudos Avançados (IEA) Polo São Carlos da USP, Prof. Sérgio Mascarenhas, cujo objetivo é criar um grupo de pesquisa em energia marítima.

A ideia, nascida em 2011, tem como foco o estudo da energia gerada pelo vento nas regiões marítimas de nosso país.

Segundo o Prof. Sérgio Mascarenhas, o movimento das ondas marítimas nos mais de sete mil quilômetros de extensão que o litoral brasileiro apresenta, pode gerar até 80 mil terawatts por ano de energia elétrica. Como exemplo, refira-se que a usina de Itaipu, a maior do País, produz cerca de 100 terawatts por ano, ou seja, uma quantidade 800 vezes menor.

Os pesquisadores de São Carlos irão equacionar os riscos, retornos, dificuldades tecnológicas e possíveis oportunidades, por forma a viabilizar a criação do referido grupo de pesquisa, que terá uma forte a participação da USP – São Carlos, através do Instituto de Estudos Avançados (IEA), Instituto de Física de São Carlos (IFSC), Escola de Engenharia de São Carlos (EEESC), e ainda da Embrapa, da UFSCar e da Petrobrás.

(Com informações da Agência Ciência Web)