19 de abril de 2015

No SESI: Exposição alusiva ao Ano Internacional da Luz

No dia 16 de abril, pesquisadores do Grupo de Óptica do IFSC/USP levaram ao Sesi, kits_educativos-300em São Carlos, uma exposição sobre o Ano Internacional da Luz, um evento que fez parte das atividades da 3a SELIB – Semana do Livro e da Biblioteca do Sesi. A exposição consistiu na exibição de vários painéis educativos e interativos, além de kits educativos, com os quais alunos e professores puderam interagir durante todo o dia.

O evento foi coordenado pelo Prof. Dr. Euclydes Marega (IFSC/USP), consubstanciado numa ideia do Prof. Dr. Vanderlei Bagnato (IFSC/USP).

A coordenadora de Difusão Científica, Dra. Wilma Barrionuevo, falou sobre importância da luz para a vida do planeta e descreveu as várias pesquisas desenvolvidas no IFSC, relacionadas ao fenômenos luminosos, os quais Sesi1_reduzida-350incluem equipamentos tecnológicos utilizados na cura de várias doenças e na solução de vários problemas que existem na sociedade. Outro tema abordado incluiu as histórias de vida de notórios cientistas, como Maxwell, Newton, Al Hazen, Benjamin Franklin e Einstein.

Em outro setor da exposição, alunos de graduação e de pós-graduação do IFSC/USP fizeram atividades interativas, utilizando os kits do programa Aventuras na Ciência que foram idealizados por um grupo de professores da USP, da Unicamp e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e que envolvem cinco disciplinas: Física, Química, Biologia, Astronomia e Matemática. O kit de Óptica foi desenvolvido pelo Prof. Bagnato.

Ao final do evento, o professor de física do Sesi, Alessandro Fernandes expressou sua satisfação sobre a iniciativa, tendo comentado que o evento foi importante para a difusão do conhecimento envolvendo a luz. A participação e envolvimento dos alunos foi gratificante e a exposição foi um sucesso.

FOTO1-500

No decorrer deste ano, muitas exposições sobre o tema luz serão levadas a escolas e locais públicos em São Carlos e também em cidades de outros estados brasileiros.