9 de maio de 2013

Grupo de Óptica leva ciência ao norte do país

Na primeira semana de maio, pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) estiveram em Novo Airão (AM), município localizado a 180 Km de Manaus, para exibir a feira de ciências USP na Amazônia.

A feira, uma iniciativa da equipe de difusão científica do Grupo de Óptica (GO)**, foi coordenada pelo docente do IFSC e coordenador da Agência USP de Inovação, Vanderlei Salvador Bagnato.

No evento, painéis educativos e equipamentos foram exibidos e tanto os alunos quanto os professores da população local puderam interagir livremente com os mesmos.

Vander-Amazonia-3Além da exibição mencionada acima, Vanderlei ministrou uma aula sobre óptica e cores, enquanto a também docente do IFSC, Cristina Kurachi, e o docente da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), Daniel Varela, proveram mini cursos aos professores locais, com instruções sobre os jogos educativos doados à comunidade pelo GO. Houve, também, debates interativos sobre as curiosidades, necessidades e desafios da região.

Finalmente, o ludo educativo, de criação do docente da Unesp, Elson Longo, foi apresentado aos participantes pelo aluno da EESC, Alexandre Rosenfeld.

A USP na Amazônia foi sediada na E.E. “Danilo de Mattos Areosa” sob coordenação do professor Valentim de Souza Ortha. No entanto, diversas outras escolas da região participaram da feira. Todas as atividades foram filmadas e já estão em exibição no canal 20 da NET.

** Fazem parte da equipe de difusão científica do GO Vanderlei Bagnato, Cristina Kurachi, Daniel Varela, Wilma Barrionuevo, Hilde Buzzá, Cláudio Boense Bretas, João Marcelo Nogueira, Brás Jose Muniz, Júlia Censoni e Alexandre Rosenfeld