1 de julho de 2014

Grupo de Óptica conquista Prêmio Baldacci de Publicação Científica

O Grupo de Óptica do IFSC-USP, por intermédio dos pesquisadores Fernanda Rossi logo_jpeg_premio_baldacci-250Paolillo, Aldalberto Vieira Corazza, Audrey Borghi-Silva, Cristina Kurachi e Vanderlei Salvador Bagnato, em parceria com Nivaldo Antonio Parizotto, pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), conquistou o Prêmio Baldacci de Publicação Científica através do artigo científico intitulado Infrared LED irradiation applied during high-intensity treadmill training improves maximal exercise tolerance in postmenopausal women: a 6-month longitudinal study, publicado na Lasers in Medical Science no ano de 2013 (DOI 10.1007/s10103-012-1062-y).

Tendo como primeira autora a pesquisadora Drª. Fernanda Rossi Paolillo, o artigo vencedor mostra resultados de avaliações cardiológicas realizadas em mulheres de meia idade na pós-menopausa, que realizaram a fototerapia com LED’s infravermelhos, conjugada com o estresse mecânico induzido por exercício em esteira ergométrica, uma iniciativa inédita, já que a fototerapia foi aplicada durante o exercício físico.

Nesta pesquisa, foram utilizadas duas placas com 2 mil LED’s que emitem infravermelho, especialmente desenvolvidas pelo Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), sendo que o estudo clínico foi desenvolvido no Laboratório de Fisioterapia fototerapia_com_LEDs-250jpCardiopulmonar da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Os testes de esforço máximo realizados antes e depois do tratamento mostraram que o tratamento previne cardiopatia na mulher, tendo sido constatado o aumento do tempo do teste de esforço e do estágio de Bruce, bem como a redução dos valores absolutos da Frequência Cardíaca (FC) no isotime e dos escores da escala de Borg, o que indica menor esforço cardiovascular e menor cansaço físico durante a realização do exercício, como resultado do aumento da tolerância ao exercício máximo.

Estes benefícios refletem adaptações cardiovasculares benéficas e aumento da capacidade aeróbia. Ainda, a redução da FC observada é importante para reduzir o risco de doenças cardiovasculares em mulheres no período de pós menopausa.

O “Prêmio Baldacci” distingue a publicação médico-científica já considerada relevante em termos clínicos e que contribua significativamente para a divulgação e avanço da ciência na área de cardiopatia na mulher. Os artigos concorrentes foram selecionados pelo Departamento Médico-Científico dos Laboratórios Baldacci Ltda por busca na página eletrônica http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed, usando a palavra chave do tema: FER_rosto_foto-250“WOMEN HEART DISEASE”. O período da publicação teria que ser no decurso do ano de 2013 em revista com importante fator de impacto e a pesquisa desenvolvida exclusivamente por pesquisadores brasileiros.

Importante salientar que este artigo científico faz parte da pesquisa já concluída pela Dra. Fernanda Rossi Paolillo, que atualmente realiza o pós-doutoramento no IFSC-USP sob supervisão do Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato.

Para a premiada, a conquista deste prêmio é muito importante não só para sua carreira acadêmica, como também para a profissional: Através deste trabalho, novas linhas de pesquisa podem surgir e, com isso, mais incentivo ainda para publicar cada vez mais. Contudo, para mim não está em causa apenas a publicação de artigos, já que como trabalho na área de desenvolvimento de tecnologia aplicada à saúde, sei que o benefício é direto para população e podemos avançar em novas técnicas desenvolvidas na Universidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Este prêmio também é importante porque mostra que as empresas incentivam e se preocupam com o desenvolvimento da ciência, comenta Fernanda.

O Prêmio Baldacci de Publicação Científica será entregue à primeira autora do artigo, Dra. Fernanda Rossi Paolillo, no decurso do XIII Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, que decorrerá no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, entre os dias 07 e 09 de agosto próximo.