8 de agosto de 2012

Gravitação quântica de laços in 3D.

Realiza-se no dia 09 de agosto, pelas 16h30, na Sala F-210 do IFSC, mais uma edição do “Café com Física”, tendo como convidado o Prof. Dr. Olivier Piguet, do Departamento de Física da UFV – Universidade Federal de Viçosa, que dissertará sobre o tema Gravitação quântica de laços in 3D. Um observável quântico pode ter um limite clássico nulo?

Nesta palestra, Piguet apresentará uma introdução à Quantização de Laços da Gravitação (LQG), através de um modelo simples em três dimensões: a “Gravitação Chern-Simons” com constante cosmológica e parâmetro de Barbero Immirzi.

Em três dimensões, a gravitação é topológica e não apresenta graus de liberdade nem observáveis locais. Constrói-se a teoria quântica calculando um observável global análogo aos observáveis “área” e “volume” da LQG em quatro dimensões, e com um espectro também caracterizado para conjuntos de números semi-inteiros (“spins”).

Verifica-se que o correspondente clássico desse observável é nulo.

Uma palestra a não perder.