Notícias

25 de novembro de 2011

Grande colisor de Hádrons (LHC) foi tema de discussão

DSC02607O Colloquium Diei desta semana trouxe como tema o polêmico Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo, localizado em Genebra, na Organização Européia para Pesquisa Nuclear (o CERN). O LHC entrou em funcionamento em 2008, em meio a grandes discussões na mídia e na academia sobre suas capacidades e suas ameaças. Devido à grandiosidade de seus objetivos, como o de explicar a origem da massa das partículas elementares e também o de encontrar outras dimensões no espaço, alguns cientistas temiam que o equipamento poderia causar catástrofes de grandes dimensões, como um buraco negro que pudesse “engolir” o planeta Terra, ou a geração de uma espécie de “matéria estranha”.

Deixando estas críticas um pouco de lado, o pesquisador Oscar Eboli, do IFUSP, especialista em Física das Partículas Elementares e, mais especificamente, Física de anéis de colisão, explorou as maiores potencialidades do LHC, detalhando as possibilidades de novas descobertas e seus impactos no mundo científico.

Esta foi a penúltima edição de 2011 do Colloquium Diei. A próxima palestra acontecerá no dia 2 de dezembro, às 10h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas. O tema será “Localização de Anderson da luz em metamateriais”, apresentado pelo Prof. Raimundo Rocha dos Santos, do Instituto de Física da UERJ.

Assessoria de Comunicação

Imprimir artigo
Compartilhe!
Share On Facebook
Share On Twitter
Share On Google Plus
Fale conosco
Instituto de Física de São Carlos - IFSC Universidade de São Paulo - USP
Obrigado pela mensagem! Assim que possível entraremos em contato..