12 de abril de 2011

Grande Colisor de Hádrons (LHC) em pauta nesta quarta-feira

Neste dia 13 de abril, excepcionalmente uma quarta-feira, o tradicional programa “Ciência às 19 horas” apresenta uma lição sobre o Grande Colisor de Hadrons (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo, localizado na Suíça e colocado em funcionamento no ano de 2008, a velocidades nunca antes atingidas. Este colisor procura, principalmente, desvendar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço, objetivos polêmicos, já que alguns cientistas afirmam que os riscos deste equipamento incluem catástrofes de dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir o planeta. Entretanto, a importância destes experimentos é incalculável para a Física das Partículas Elementares, viabilizando uma série de descobertas inovadoras sobre a Natureza e o Universo.

Nesta palestra, o Professor Rogerio Rosenfeld, do Instituto de Física Teórica da Unesp, descreverá o que é o LHC, como ele funciona e o que se espera aprender a partir dos futuros dados que seus experimentos oferecerão.

O evento ocorrerá às 19h no Auditório Professor Sérgio Mascarenhas e é inteiramente gratuito. Não é necessário fazer inscrição.

Data: 12 de abril