9 de outubro de 2012

Ganhador já passou por São Carlos

Um francês e um estadunidense são os ganhadores do Nobel de Física de 2012. Propondo inovadores métodos experimentais que permitem a medição e manipulação de partículas quânticas individuais, os cientistas Serge Haroche (College de France– França) e David Wineland (University of Colorado– EUA) venceram o prêmio deste ano que, devido à crise financeira mundial, foi reduzido para 8 milhões de coroas suecas ( U$1,2 milhões OU R$2,4 milhões).

De acordo com o site da Sociedade Brasileira de Física, “a sutileza do mundo quântico chega a ser cruel. Ao tentar medir o estado de uma única partícula, a tendência é destruí-lo pela simples interação. O prêmio Nobel deste ano foi para dois pesquisadores que conseguiram driblar essa dificuldade e, com isso, revolucionaram o estudo das regras básicas da natureza que regem as menores escalas”.

Em 1989, Wineland foi um dos participantes de um curso de verão ocorrido no, então, Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC/USP). Na ilustração abaixo, ele posa para uma fotografia, junto de outros participantes do curso, alguns deles, hoje, docentes do próprio IFSC/USP.

Nobel-2012

Imagem cedida pela docente do IFSC, Tereza Cristina da Rocha Mendes