18 de abril de 2012

Galileu Galilei: quem foi ele?

Nascido em 1564, na Itália, Galileu Galilei é considerado o pai da física moderna experimental, e o grande precursor da astronomia telescópica. Ainda no século XVII, seus experimentos nas áreas exatas revolucionaram a história das ciências. Versado em estudos matemáticos, coleciona inúmeras invenções inovadoras, como a balança hidrostática, a bússola militar, o relógio de pêndulo e o termômetro.

Observando o céu

Contrariando os planos de seu pai, que o enviou para a Universidade de Pisa (Itália), em 1581, para estudar Medicina, Galileu Galilei abandonou os estudos para dedicar-se a experiências físicas, o que, na época, era considerado apenas uma “ciência de sonhadores”. Seus experimentos na área de mecânica abriram espaço para importantes princípios das leis do movimento de Isaac Newton, publicadas em 1687, estabelecendo que a aceleração de um corpo, em queda livre, não depende unicamente de seu peso.

luneta_galileuEm 1610, Galilei deu início às suas primeiras investidas na astronomia, observando o céu com um telescópio que ele mesmo construiu. Apesar de não ser considerado, de fato, o inventor da tecnologia do telescópio, que foi construído pela primeira vez pelo holandês Hans Lippershey, em 1608, Galilei construiu o seu próprio instrumento sem nem ao menos tê-lo visto, e superou seu alcance de observação em três vezes. A melhor de suas construções alcançava um aumento de trinta vezes.

Em sua observação sistemática do céu, Galilei contribuiu em larga escala para o chamado modelo Heliocêntrico do Universo, modelo matemático do astrônomo polonês Nicolau Copérnico que, no século XVI, situou o Sol no centro do Universo, opondo-se ao geocentrismo e à ideia de que a Terra estava no centro.

Descobriu que a Via Láctea é composta por uma infinidade de estrelas, e que o planeta Júpiter tem quatro satélites (hoje chamados “galileanos”) que orbitam ao seu redor, em períodos de 2 a 17 dias. É claro que, desde então, diversos outros satélites foram descobertos em Júpiter (mais 35, exatamente), mas esta descoberta de Galilei foi particularmente importante devido à constatação de que centros de movimento no Universo também poderiam estar em movimento. Isso já significava, à época, que o fato da Lua girar ao redor da Terra não correspondia à inércia da Terra. De fato, dando continuidade à obra de Nicolau Copérnico, que já oferecia as bases para o pensamento, Galilei concluiu, em seus estudos, que a Terra estava em constante movimento ao redor do Sol, assim como todos os planetas, o que o levou a concluir que o centro planetário do Universo não era a Terra, mas sim o Sol, contrariando proposições de grandes pensadores da História, como Aristóteles.

manchas_solares_1612Além disso, ele conseguiu observar as superfícies da Lua e do Sol, onde identificou significativos relevos e manchas. Em suas reproduções, ele provou que os corpos celestes não são esferas perfeitas e apresentam irregularidades, da mesma forma que a Terra, sugerindo que nosso planeta também poderia ser um corpo celeste.

“Eppur si muove”

Se, hoje, temos o conhecimento de que a Terra gira do redor do Sol, devemos agradecer às descobertas de Galileu Galilei. Suas descobertas ofecereram ao sistema heliocêntrico uma grande quantidade de evidências, o que levou a Igreja Católica a acusá-lo de heresia, tendo-o obrigado a depor ante a Inquisição Romana. A proibição da Igreja ao heliocentrismo baseava-se em um escrito da Bíblia no qual se lê “Deus lançou as fundações da Terra para que nunca se mova” (Salmo 104:5). No tribunal, Galilei se viu obrigado a negar todas as suas descobertas. Após a leitura de seu veredicto, que o condenou à pena de prisão domiciliar perpétua e a leitura semanal dos sete salmos penitenciais, reza a lenda que ele teria dito, ironicamente, a frase “eppur si muove”, ou seja, “e, no entanto, ela se move”. Apenas em 1980, o Papa João Paulo II ordenou uma revisão do processo contra Galilei, que acabou por absolvê-lo e eliminar os últimos esforços de resistência da Igreja Católica contra a revolução Copernicana, uma das mudanças mais radicais da História no que diz respeito ao entendimento do Cosmos.

Condenado pela Igreja, Galileu Galilei faleceu longe do convívio público, cego, em 1642. Em seus últimos anos, Galilei confessa, em carta a um amigo, todo seu sofrimento pela doença: (…)Ai de mim! O vosso amigo e servo Galileu tem estado no último mês desesperadamente cego, de modo que este céu, esta Terra, este Universo, que eu, por maravilhosos descobrimentos e claras demonstrações, alarguei cem mil vezes além da crença dos sábios da antiguidade, se reduzem, daqui por diante, para mim, a um diminuto espaço preenchido pelas minhas próprias sensações corpóreas (…).