25 de outubro de 2013

From quantum gases do quantum matter

From quantum gases to quantum matter: este foi o título da palestra apresentada pelo pesquisador e docente do IFSC, Prof. Dr. Sergio Muniz, em mais uma edição do programa Journal Club, realizado no período da manhã do dia 24 de outubro, no nosso Instituto.SERGIO

Atendendo ao fato de que as pesquisa relacionadas com átomos ultrafrios se tornaram um tema que permeia a física contemporânea, é certo que ela se apresenta como uma espécie de protótipo versátil e uma base para testes de muitos campos – desde a matéria condensada e computação quântica, passando pela cosmologia.

Em sua palestra, Sergio Muniz reviu alguns conceitos básicos desses sistemas, essenciais para compreender as experiências atuais e as propostas teóricas neste campo, tendo dado ênfase ao papel de potenciais ópticos, considerados como uma poderosa ferramenta para a simulação quântica.