26 de junho de 2014

Fototerapia, Terapia Fotodinâmica e Diagnóstico por Fluorescência

Através do Grupo de Óptica do IFSC, ocorreu no último dia 26 de junho, pelas 12h50, no Anfiteatro Prof. Horácio C. Panepucci (IFSC-USP), a palestra voltada ao tema Fototerapia, Terapia Fotodinâmica e Diagnóstico por Fluorescência: Novas ações em saúde, apresentada pela pesquisadora Dra. Fernanda Rossi Paolillo, pós-graduanda do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos, que falou sobre as técnicas ópticas utilizadas em diagnósticos.

Nesse seminário, Fernanda Rossi abordou as diversas técnicas ópticas, FERNANDA300como a fototerapia para remodelamento muscular, estética corpórea e facial, bem como a terapia fotodinâmica e uso de pele artificial para inativação de micro-organismo e reparação tecidual. Além disso, Rossi ressaltou as novas perspectivas da espectroscopia por fluorescência no diagnóstico point of care* de alterações no metabolismo de cálcio em dentes e sua possível relação com o estado gestacional e com a osteoporose.

Fernanda, que é Educadora Física formada pela Universidade Federal de São Carlos, tem mestrado em Bioengenharia pela USP e doutorado em Biotecnologia pela UFSCar, sendo, atualmente, pós-doutoranda no Grupo de Óptica do IFSC-USP, colaborando nas áreas de Biotecnologia, Bioengenharia e Engenharia Biomédica, com ênfase em temas como LEDs e laser, ultra-som, vacuoterapia, termoterapia, estimulação elétrica, reabilitação, ergonomia, esporte, estética, avaliações fisiológicas e biomecânicas.

*Também conhecido como teste rápido ou teste de fluxo lateral, o Point of Care fornece resultados rápidos qualitativos ou semi-quantitativos e sua tecnologia possibilita maior rapidez no fornecimento de resultados, bem como facilidade de uso.